Brasil Transbordamento
Açude Orós, segundo maior do Ceará, volta a sangrar depois de 14 anos
População festejou a chegada do reservatório ao volume máximo na noite deste sábado (26). Última vez que Orós sangrou foi em abril de 2011.
28/04/2025 00h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 CE
Foto: Ednardo Alves/SVM

O açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará, chegou ao seu volume máximo na noite deste sábado (26), conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Orós. O índice de 100% da capacidade da barragem foi confirmado no Portal Hidrológico do Ceará na manhã deste domingo (27), exatamente 14 anos após a última sangria.

Foram semanas de expectativa para a população, que se reuniu para celebrar com música, festa e feira local na noite deste sábado (26) às margens do reservatório. Neste domingo (27), moradores e visitantes também estiveram na barragem para presenciar o momento histórico.

Com capacidade para armazenar 1,9 bilhão de m³ de água, o Orós fica situado a 450 km de Fortaleza. A barragem ocupou o posto de maior reservatório do Ceará até 2002, ano em que foi construído o Castanhão.

Conheça a capacidade dos três maiores açudes do Ceará:

  1. Castanhão: 6,7 bilhões de m³
  2. Orós: 1,94 bilhão de m³
  3. Banabuiú: 1,53 bilhão de m³

A última vez que o Orós tinha sangrado foi há exatamente 14 anos: no dia 27 de abril de 2011. Nesta data, o reservatório atingiu 100% da capacidade pela primeira vez naquele ano, conforme monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Volumes do Orós em 2025

Com as chuvas de 2025, o reservatório voltou a verter. A Prefeitura de Orós comunicou o momento histórico nas redes sociais na noite deste sábado (26).

No primeiro dia do ano, o Portal Hidrológico registrava que o volume do Orós estava em 58,6% da capacidade. Foi a partir das chuvas do mês de março e, principalmente, de abril, que o reservatório começou a ter um aumento mais acelerado do volume.

Volumes do Orós no primeiro dia de cada mês deste ano:

O açude banha três municípios: Orós, Quixelô e a zona rural de Iguatu. A barragem foi construída no ano de 1962. Atualmente, o reservatório garante segurança hídrica para cerca de 70 mil pessoas, segundo a Cogerh.

As finalidades do reservatório são a perenização do rio Jaguaribe, a irrigação das regiões do Médio e Baixo Jaguaribe, além de auxiliar na piscicultura, nas culturas agrícolas, no turismo e no aproveitamento hidrelétrico.

Fonte: g1 CE