Locais Ansiedade
Médico destaca influências do ambiente e das relações sociais no desenvolvimento da ansiedade e de transtornos psicológicos
“Pessoas que acham que sabem de tudo e que desprezam a opinião do outro podem destruir o dia de alguém. E aquelas que reclamam o tempo inteiro sem buscar mudanças também afetam negativamente quem está por perto”, explicou.
29/04/2025 08h00 Atualizada há 7 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Patosonline.com

Em sua participação no podcast do Patos Online, o médico Dr. Alexandre Firmino abordou a influência do ambiente social no surgimento e agravamento de transtornos como ansiedade e depressão. Durante a entrevista, ele destacou que, em muitos casos, o paciente é a pessoa mais estável do ambiente em que vive, mas convive com pessoas invejosas e tóxicas que, com simples palavras, acabam prejudicando sua saúde mental.

"Vivemos um momento de epidemia de ansiedade e depressão. Às vezes, não sabemos se é o corre-corre da vida ou o próprio ambiente em que a pessoa está inserida", afirmou Dr. Alexandre.

Segundo ele, antes de diagnosticar alguém com ansiedade ou depressão, é fundamental que o médico avalie se as relações interpessoais do paciente não estão contribuindo para o adoecimento.

O especialista explicou que familiares, amigos e colegas de trabalho podem exercer grande influência no estado emocional de uma pessoa. "Em alguns momentos, eu não sei se trato o paciente ou as pessoas que estão ao redor dele", ressaltou.

Dr. Alexandre também alertou sobre o impacto de conviver com pessoas que invalidam opiniões, criticam constantemente e demonstram inveja. "Pessoas que acham que sabem de tudo e que desprezam a opinião do outro podem destruir o dia de alguém. E aquelas que reclamam o tempo inteiro sem buscar mudanças também afetam negativamente quem está por perto", explicou.

Ao final, o médico deixou uma reflexão importante: "Olhe muito bem quem você vai colocar na sua vida. Veja com quem você vai compartilhar seu dia a dia, porque, como foi dito anteriormente, palavras matam e palavras curam".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)