Gerais Mais caro
Conta de luz ficará mais cara: Aneel anuncia bandeira laranja a partir de 1º de maio
Com a alteração, os consumidores passarão a pagar uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
29/04/2025 04h00 Atualizada há 6 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/Energisa

A conta de energia elétrica vai pesar mais no bolso dos brasileiros a partir desta quinta-feira, 1º de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta segunda-feira (29) que a bandeira tarifária passará de verde para laranja, devido a mudanças climáticas que impactam a geração de energia no país.

Com a alteração, os consumidores passarão a pagar uma taxa extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

De acordo com a Aneel, o fim do período chuvoso e a chegada da estação seca reduziram a capacidade de geração nas hidrelétricas, exigindo maior acionamento de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado. O órgão destacou ainda que o fenômeno climático El Niño afetou o volume de chuvas, agravando a situação dos reservatórios.

Entenda o custo de cada bandeira tarifária:

A Aneel reforçou o pedido para que a população utilize energia de forma consciente, evitando desperdícios e reduzindo o consumo sempre que possível.

Por Patos Online