Saúde Avanços
Hemodinâmica de Patos realiza procedimento inédito e contribui para doação de órgãos no Sertão
Foi realizada pela primeira vez no sertão paraibano uma arteriografia cerebral com protocolo para avaliação de morte encefálica.
29/04/2025 00h30 Atualizada há 1 hora
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Foto: reprodução

Na última sexta-feira, dia 25 de abril de 2025, foi realizado um procedimento inédito no sertão da Paraíba: a primeira doação de órgãos no interior do Estado.

Um fato de imensa importância, simbolizando um gesto de profundo amor e carinho da família para com o próximo, mesmo diante do momento de dor e sofrimento pela partida precoce do jovem Marcos Amâncio de Oliveira, de 24 anos, que sofreu um acidente de moto e evoluiu para morte cerebral na UTI do Hospital Regional Janduhy Carneiro. Essa doação de órgãos poderá salvar várias vidas espalhadas pela Paraíba e por Pernambuco, reforçando a grande importância da doação de órgãos.

Essa doação só foi possível graças ao grande esforço da equipe do Hospital Regional e do serviço de Hemodinâmica do Hospital Regional de Patos, comandado pela PB Saúde. Foi realizada pela primeira vez no sertão paraibano uma arteriografia cerebral com protocolo para avaliação de morte encefálica. Esse exame consiste em um cateterismo da cabeça do paciente, sendo o mais importante para avaliar se ainda existe fluxo sanguíneo para o cérebro. Caso não haja fluxo de sangue chegando ao cérebro, confirma-se, sem nenhuma dúvida, o óbito do paciente. Assim, com a ajuda de aparelhos, apenas alguns órgãos continuam funcionando momentaneamente, possibilitando a sua doação.

 

Loading...

A realização da arteriografia cerebral em terras sertanejas foi um verdadeiro divisor de águas para viabilizar a doação de órgãos.
O Dr. Jeann Santiago, médico cardiologista e responsável pelo procedimento, expressou seu imenso respeito pela decisão da família em doar os órgãos, ressaltando a grande importância da hemodinâmica nesse processo, visto que, em um passado recente, esses pacientes precisavam ser transferidos para João Pessoa para tentar realizar o exame — e, mesmo assim, raramente se conseguia efetivar uma doação.

“Manifesto meu profundo respeito ao jovem e à sua família pela decisão de doar seus órgãos, uma escolha que fez a diferença na vida de muitas pessoas. A hemodinâmica de Patos vem crescendo e contribuindo cada vez mais com a saúde da nossa região. Estamos salvando muitas vidas sertanejas e agora podemos contribuir com a vida de pessoas de toda a Paraíba e estados vizinhos. Isso não tem preço. A doação de órgãos salva vidas!”, declarou o Dr. Jeann Santiago.

O cardiologista Dr. Lucas Xavier também comentou: “Espero que nossa hemodinâmica continue crescendo com procedimentos inéditos e que possamos salvar muitas vidas. Estou muito feliz por fazer parte dessa equipe tão qualificada!”

É o sertão crescendo e, aos poucos, se desenvolvendo. Doar órgãos salva vidas! Esse é o maior gesto de amor.

Por Assessoria