Regional Medidas Protetivas
Reunião marca expansão da Patrulha Maria da Penha para São José de Espinharas
Município se prepara para implementar programa de proteção às mulheres com apoio da equipe regional de Patos
30/04/2025 06h00 Atualizada há 5 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na última segunda-feira, 28 de abril de 2025, uma reunião de grande importância foi realizada em São José de Espinharas, marcando o início do processo de expansão da Patrulha Maria da Penha para o município. O encontro contou com o apoio de Patos como polo regional e reuniu diversas autoridades e profissionais da rede de proteção às mulheres.

Participaram da reunião a Capitã Gabriela, comandante da Patrulha Maria da Penha em Patos, e Mônica Brandão, Coordenadora do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha, além da secretária municipal de Assistência Social, Maria Alves, da secretária de Saúde, Larissa Monteiro, e de profissionais da Assistência Social e Psicologia do CRAS local.

O principal objetivo do encontro foi realizar o reconhecimento da área e apresentar o funcionamento do programa às autoridades locais. Durante a reunião, foram explicadas as formas de atuação da Patrulha Maria da Penha, que tem como foco a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O momento também foi essencial para fortalecer a articulação entre os órgãos envolvidos, visando à efetividade das medidas protetivas e à preparação da estrutura para o início das atividades no município.

A Patrulha Maria da Penha é uma ação estratégica de enfrentamento à violência de gênero, oferecendo acompanhamento preventivo e periódico a mulheres com medidas protetivas de urgência. O objetivo é prevenir novas agressões e garantir maior segurança às vítimas.

A chegada do programa a São José de Espinharas representa um avanço importante na interiorização das políticas públicas de proteção às mulheres na Paraíba, promovendo um atendimento mais próximo, humanizado e eficiente para aquelas que mais precisam.