Muita gente não sabe, mas o cérebro pode enviar sinais silenciosos de que algo não vai bem. Em vídeo enviado à redação do Patosonline.com, o neurocirurgião e especialista em dor, Dr. Romulo José de Sousa (CRM-PB: 16013 | RQE: 8085 | RQE Dor: 9236), alerta a população sobre os principais sintomas que podem estar relacionados a tumores cerebrais — muitos dos quais são confundidos com outras condições mais simples.
“Se você nunca teve histórico de crise convulsiva e passou a ter, se sua visão ficou turva ou duplicada, ou se começou a apresentar uma dor de cabeça diferente da habitual, mais frequente, progressiva e intensa, é importante procurar um especialista. Esses podem ser sinais de tumor cerebral”, explica Dr. Romulo.
O médico ainda destaca que nem todo tumor cerebral é maligno, mas reforça que o diagnóstico precoce faz toda a diferença para o tratamento mais assertivo. “A melhor consulta é aquela que é feita o quanto antes”, complementa.
A fala do especialista reforça a importância da campanha Maio Cinza, mês dedicado à conscientização e ao combate ao câncer cerebral. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma das dez neoplasias mais letais no Brasil, e a campanha visa informar sobre sintomas como dores de cabeça persistentes, convulsões, perda de visão, tonturas e desmaios. “Mais do que alertar, o Maio Cinza é um convite à esperança. Informação, diagnóstico precoce e acesso a tratamentos de qualidade seguem como grandes aliados nessa jornada”, conclui Dr. Romulo.
Os atendimentos do Dr. Romulo ocorrem na UltraClin, em Patos-PB.
Agendamentos pelo Instagram: @romulo.neurocirurgia.dor