Mundo BASE DA SOCIEDADE
FAMÍLIA: Papa Leão XIV defende casamento tradicional como base da sociedade em primeiro discurso a diplomatas
Declaração foi feita pelo pontífice durante discurso para diplomatas do mundo todo no Vaticano
16/05/2025 22h00 Atualizada há 9 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: CNN Brasil
Imagem - Vatican News

Em seu primeiro discurso oficial a representantes diplomáticos de todo o mundo, o Papa Leão XIV reiterou, nesta sexta-feira (16), o posicionamento tradicional da Igreja Católica sobre a família, afirmando que o casamento entre um homem e uma mulher constitui o “fundamento da sociedade”.

A declaração foi publicada pelo site CNN Brasil, que destacou os principais pontos da fala do pontífice. “É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou o Papa diante dos embaixadores no Vaticano.

O discurso marca a reafirmação de princípios históricos da Igreja Católica, embora o próprio Leão XIV tenha, em anos anteriores, dado sinais de abertura a um diálogo mais inclusivo. Em 2012, ainda como cardeal, ele criticou o que chamou de “compaixão por escolhas de estilo de vida anticristãs”, fazendo referência a casais do mesmo sexo e seus filhos adotivos. No entanto, cerca de uma década depois, o então cardeal reconheceu que sua visão havia se desenvolvido “no sentido da necessidade da Igreja se abrir e ser acolhedora”.

Durante sua fala, Leão XIV também reforçou o posicionamento contrário da Igreja ao aborto, defendeu a liberdade religiosa e reiterou o compromisso com o diálogo inter-religioso. Além disso, voltou-se a temas de relevância global, como a crise migratória e os conflitos armados.

“O respeito à dignidade dos migrantes deve ser garantido”, disse o pontífice, ao mesmo tempo em que apelou aos governos para que suspendam a produção de armas e priorizem iniciativas de paz. “Não há caminho seguro para a humanidade que não passe pela promoção do entendimento e do desarmamento”, completou.

O pronunciamento de Leão XIV sinaliza que seu pontificado, embora sensível ao diálogo moderno, manterá firme as bases doutrinárias da Igreja em temas considerados estruturais pela Santa Sé.

Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil