O internauta Cléber Simões, do bairro Santo Antônio, procurou nossa equipe na manhã desta sexta-feira (16) para denunciar uma preocupante onda de envenenamento de gatos na região. Segundo ele, somente nesta sexta-feira, 16 de maio, três felinos apareceram mortos nas imediações da Rua da Baixa, levantando a suspeita de que alguém esteja deliberadamente matando os animais.
De acordo com relatos, um dos gatos ainda chegou a caminhar até uma residência, onde deitou, urinou, vomitou e morreu pouco depois, sinais típicos de envenenamento. O caso tem gerado revolta entre os moradores, muitos dos quais criam animais de estimação e temem que seus bichos também sejam vítimas.
A prática de envenenar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), podendo resultar em pena de detenção de três meses a um ano e multa, com agravantes caso resulte na morte do animal.
Quem tiver informações sobre o autor ou autores dos envenenamentos pode entrar em contato de forma anônima com a Polícia Militar Ambiental ou pelo número 190.
Por Patos Online