A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, realizou nesta sexta-feira (16), o sorteio dos locais destinados aos barraqueiros e ambulantes que irão atuar no São João de Patos 2025. A ação ocorreu por meio de uma Live pública, com o objetivo de dar transparência e garantir igualdade de condições a todos os trabalhadores envolvidos na festa.
Durante a transmissão, foram definidos os espaços para barraqueiros, vendedores com isopor e demais comerciantes cadastrados.
O secretário da CiTI-DE, Vinícius Campos de França destacou a importância do processo e da organização da festa.
“Realizamos a Live pública para deixar ciente a todo mundo sobre as posições dos barraqueiros, dos isopores, e do público em geral na festa. O Terreiro cresceu, a festa vem crescendo, graças a Deus. É um marco da gestão de Nabor Wanderley o São João de Patos ter virado uma festa nacional”, destacou.
Ainda segundo o secretário, o crescimento do evento exige maior planejamento e responsabilidade.
“A gente começou antes, ensinando a preparação. Temos que cumprir as normas dos editais. Peço a todos os barraqueiros e trabalhadores que cumpram essas normas, para que ninguém precise ser fiscalizado ou punido. Queremos uma festa bonita para todo mundo”, comentou.
Entre as principais mudanças deste ano, está a realocação do acesso principal do evento, que antes era pela Rua Domingos Lugo. Por questões de segurança, esse acesso será exclusivo para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A nova entrada principal será pela Rua Fenelon Bonavides (antiga rua do restaurante Dona Leni), enquanto os comerciantes que atuavam na Domingos Lugo foram transferidos para a Rua João Soares.
O sorteio contemplou quase todas as categorias de comerciantes. Apenas as barracas de alimentos externas ainda aguardam definição, pois dependem de autorizações complementares da Vigilância Sanitária. A Secretaria garantiu que haverá diálogo com os empreendedores para garantir uma distribuição justa, respeitando o novo layout.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Comerciantes de Feiras Livres, Barraqueiros e Ambulantes de Festas Populares Autônomos de Patos – SINTROFBAMP, Iandra Medeiros, falou da expectativa dos comerciantes para o São João 2025.
“A expectativa é que todo mundo trabalhe dentro das normas. Nós do sindicato junto com o Vinícius, vamos trabalhar com clareza e peço a vocês, barraqueiros, que trabalhem junto com a gente”, relatou.
A próxima etapa do processo será a emissão dos alvarás pela Secretaria de Receita, que ocorrerá de 2 a 6 de junho. Além disso, no dia 9 de junho, às 8h, será realizado um workshop obrigatório para todos os trabalhadores do São João, no Auditório Master do SEBRAE.
Loading...
Loading...
Secom – Prefeitura de Patos