Em um clássico que teve de tudo na Arena Fonte Nova, o Bahia superou a expulsão relâmpago de Jean Lucas e ganhou do Vitória, por 2 a 1, na tarde deste domingo (18), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado positivo fez o Bahia entrar no G-6 do Brasileirão, na sexta colocação, com 15 pontos. Por outro lado, o Vitória estacionou nos 9 pontos e está na beira da zona de rebaixamento, em 16º lugar.
O clássico começou com uma polêmica logo aos dois minutos. Jean Lucas acertou um soco nas costas de Baralhas antes de uma cobrança lateral e foi expulso depois do árbitro ser chamado pelo VAR. Logo depois, os jogadores do Bahia reclamaram com Ramon Abatti Abel após dividida entre Ricardo Ryller e Caio Alexandre.
Mesmo com um a menos, o Bahia controlou a posse da bola e abriu o placar aos 23 minutos. Cruzamento de Caio Alexandre, Erick Pulga se antecipou a Claudinho e cabeceou no ângulo de Lucas Arcanjo. Insatisfeito com a atuação do Vitória, Thiago Carpini tirou o volante Baralhas e colocou o atacante Erick.
A alteração, porém, não surtiu efeito e o Leão só foi assustar nos acréscimos do primeiro tempo. Osvaldo ficou com a sobra após saída errada da defesa tricolor e finalizou rasteiro pela linha de fundo.
O Vitória voltou para o segundo tempo com outra postura e quase empatou aos quatro minutos. Renato Kayzer chutou travado e a bola sobrou para Erick. Mesmo com o gol aberto, o atacante rubro-negro mandou para fora. Na sequência, Lucas Halter acertou a trave e, no rebote, Marcos Felipe defendeu a finalização de Kayzer.
A pressão surtiu efeito e o Vitória empatou aos oito minutos. Osvaldo cobra falta na área e Renato Kayzer, livre de marcação, desvia para tirar do alcance de Marcos Felipe. O artilheiro quase marca mais um na sequência, enquanto Erick exigiu boa defesa do goleiro tricolor.
Quando o gol do Vitória estava maduro, o Bahia aproveitou uma falha geral do sistema defensivo adversário para voltar a ficar na frente do placar, aos 21 minutos. Michel Araújo ficou com a sobra dentro da área e encheu o pé para fazer 2 a 1. Na sequência, Pepê acertou um soco na perna de Acevedo durante disputa no meio-campo e foi expulso, deixando o Leão também com 10 jogadores.
O clássico ficou aberto e o Vitória quase empatou aos 29. Erick chutou de fora da área, Marcos Felipe espalmou e o rebote sobrou para Claudinho, que parou novamente no goleiro. Nos acréscimos, Janderson cabeceou e Marcos Felipe garantiu a vitória do Bahia.
Bahia: 6º colocado, com 15 pontos
Vitória: 16º colocado, com 9 pontos
Paysandu (C): 21/05, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Grêmio (F): 25/05, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (F): 28/05, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
Santos (C): 25/05, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Universidad Católica-EQU (F): 28/05, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana - com transmissão ao vivo no Disney+
Corinthians (F): 01/06, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN