Brasil Consequências
Mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais devem ser cancelados no Brasil
Quem perdeu o prazo, porém, ainda poderá regularizar sua inscrição eleitoral, desde que faça um requerimento presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do autoatendimento na internet, até o dia 29 de maio
20/05/2025 13h00 Atualizada há 7 horas
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

Mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais de pessoas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas referentes à quitação eleitoral devem ser cancelados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para o pagamento das multas e para a quitação eleitoral foi encerrado nesta segunda-feira, dia 19, e, segundo o TSE, houve uma pequena movimentação nos cartórios eleitorais de todo o país.

Quem perdeu o prazo, porém, ainda poderá regularizar sua inscrição eleitoral, desde que faça um requerimento presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do autoatendimento na internet, até o dia 29 de maio. Caberá ao juízo eleitoral decidir se afasta ou não o cancelamento, com base na documentação anexada ao processo.

Ainda segundo o TSE, o eleitor que não justificou pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral no site do TSE, o que significa dizer que não haverá comunicado individual. Porém, a quitação dos débitos não impedirá o cancelamento — o eleitor deverá, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título eleitoral.

Quem não tomar nenhuma providência até o dia 30 de maio terá o título cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado.

Na Paraíba, a estimativa é de que cerca de 70 mil eleitores estejam na mesma situação. Em Patos, os números não foram informados.