Nos dias 27 e 28 de maio, o município de Patos será palco da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um importante espaço de diálogo e construção coletiva voltado ao fortalecimento das políticas públicas para esse segmento da população. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reunirá representantes do poder público, sociedade civil organizada e pessoas idosas para debater caminhos que promovam dignidade, inclusão e protagonismo na terceira idade.
A abertura acontecerá na noite do dia 27, com a presença de autoridades locais, convidados, delegados e representantes da sociedade. O momento será marcado também por uma confraternização junina, com coffee break, reforçando a valorização da cultura regional e o acolhimento aos participantes.
Durante todo o dia 28, manhã e tarde, a programação será dedicada aos debates e reflexões em torno de eixos temáticos fundamentais para o envelhecimento com qualidade de vida. Os eixos serão conduzidos por profissionais com experiência no trabalho com a pessoa idosa, que vão orientar os grupos nos estudos e discussões.
Ao final da conferência, serão escolhidos os delegados que representarão Patos na etapa estadual, prevista para acontecer no final de agosto. A cidade deverá enviar dez representantes: seis da sociedade civil e quatro do poder público. Entre eles, é essencial que haja pessoas idosas, reforçando o papel de protagonistas na construção das políticas que lhes dizem respeito.
Para Maria Joseny, representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a conferência é uma oportunidade única para ampliar a escuta e garantir o protagonismo da pessoa idosa. “A conferência é uma oportunidade para que as pessoas idosas se tornem protagonistas, sujeitos deste processo de fortalecimento da política pública para a pessoa idosa”, destacou.
Loading...
Maria Joseny - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM