Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Galeguinho da Van (Republicanos) fez um apelo ao secretário de Agricultura do Município de Patos para que sejam adotadas medidas emergenciais em relação ao abastecimento de água nas comunidades rurais. O vereador demonstrou preocupação com o cenário de escassez hídrica que já atinge diversas localidades da zona rural neste ano.
Segundo Galeguinho, apesar de o município manter o fornecimento de água, a pouca quantidade de chuvas registrada em 2025 tem antecipado a necessidade de reabastecimento das cisternas, que normalmente só ocorre a partir de junho ou julho. Neste ano, segundo o parlamentar, os moradores já começaram a recorrer ao suporte da Prefeitura desde meados de maio.
"Esse ano já começou no meio de maio, porque já está havendo a preocupação sobre esses abastecimentos. Não é que o município não forneça água, mas é pela situação do ano que estamos passando", afirmou.
Loading...
O vereador relatou que, em muitos setores da zona rural, os barreiros encheram pouco e, em alguns casos, não acumulam água suficiente nem mesmo para atender os animais, quanto mais para o consumo humano.
" Tomaram enxaques d'água, poucas águas, e que não vai dar nem para subir em termos de dar água a algum animal, e muito menos de utilizar essa água para beber", alertou.
Galeguinho da Van destacou que sua solicitação não se trata de uma crítica à gestão municipal, mas de um pedido de atenção preventiva. Ele reforçou que já manteve conversas com moradores das comunidades de Santa Gertrudes e de outras regiões, que expressaram preocupação semelhante, diante da possibilidade de um agravamento da situação.
"A preocupação desse ano com o inverno aqui em Patos e em outras cidades vai ser muito grande. Seria bom que o secretário se preocupasse desde já, porque se deixar para resolver essa situação muito em cima, muitas pessoas vão ter prejuízo, vão ter que comprar água potável", concluiu.