O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), usou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para criticar os recentes movimentos do governo federal em relação à política fiscal. Em publicação na plataforma X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que o Executivo tem promovido gastos descontrolados e alertou que o país não precisa de aumento de impostos.
“A Câmara tem sido parceira do Brasil, ajudando a aprovar os bons projetos que chegam do Executivo, e assim continuaremos. Mas quem gasta mais do que arrecada não é vítima, é autor. O Executivo não pode gastar sem freio e depois passar o volante para o Congresso segurar. O Brasil não precisa de mais imposto”, escreveu o deputado.
A manifestação ocorre em meio à reação negativa no Congresso Nacional à proposta do governo, anunciada na última quinta-feira (22), de aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O decreto previa mudanças na tributação de investimentos de fundos nacionais no exterior, o que gerou forte repercussão no mercado financeiro e críticas da oposição.
Diante da pressão, o Ministério da Fazenda recuou parcialmente da medida e cancelou o aumento do imposto para esses fundos, numa tentativa de conter a insatisfação e evitar maior desgaste político.
A Câmara e o Senado agora analisam projetos de decreto legislativo que visam sustar o aumento do IOF, reforçando o embate entre o Legislativo e o Executivo sobre a condução da política econômica.
Patosonline.com
Com informações da CNN Brasil