Gerais Catapora
Surto de catapora suspende aulas de turma de informática no IFPB de Cajazeiras por 10 dias
A decisão foi tomada após seis alunos serem diagnosticados com a doença. As aulas da turma afetada estão suspensas por 10 dias, mas as demais turmas seguem com atividades normais.
27/05/2025 09h00 Atualizada há 1 dia
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com g1 PB
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Um surto de catapora levou à suspensão temporária das aulas de uma turma do terceiro ano do curso de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras, no Sertão paraibano. A decisão foi tomada após seis alunos serem diagnosticados com a doença. As aulas da turma afetada estão suspensas por 10 dias, mas as demais turmas seguem com atividades normais.

De acordo com o diretor do campus, Abinadabe Andrade, os primeiros casos começaram a surgir na quinta-feira (22). Diante da situação, a direção da unidade entrou em contato imediato com a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras para coordenar ações de prevenção e controle da doença no ambiente escolar.

Abinadabe garantiu que os alunos diagnosticados passam bem e que todos estão sendo acompanhados pelo núcleo de apoio a serviços médicos e odontológicos do campus, juntamente com os familiares. Ele também ressaltou que haverá reposição das aulas suspensas ao longo do ano letivo, sem prejuízo ao calendário escolar.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras, por sua vez, confirmou que iniciou uma investigação epidemiológica por meio da equipe de vigilância em saúde. Segundo o órgão, apenas uma das alunas diagnosticadas reside no município de Cajazeiras e já recebeu assistência médica. As demais são oriundas de outras localidades da região.

A investigação identificou que o caso índice — o primeiro a manifestar os sintomas — foi de uma estudante vinda do município de Cachoeira dos Índios, também no Sertão da Paraíba.

Embora a Secretaria de Saúde não tenha confirmado se realizará testagens em outros alunos, o IFPB informou que já solicitou a testagem em massa à Secretaria de Educação de Cajazeiras, como forma de ampliar o monitoramento e evitar novos casos.

A direção do IFPB reforça que segue adotando todas as medidas sanitárias recomendadas e que está atenta ao bem-estar da comunidade acadêmica.

Por Patos Online
Com informações do g1 PB