Locais Denúncia
Moradora do Sítio Enjeitado, em Patos, denuncia precariedade no transporte escolar e cobra solução; gestão diz que novos ônibus serão entregues na próxima semana
De acordo com os relatos, o ônibus que serve à região frequentemente quebra, afetando a rotida dos alunos.
30/05/2025 05h00 Atualizada há 2 meses
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: reprodução

Uma moradora da comunidade rural Sítio Enjeitado, em Patos, Sertão da Paraíba, denunciou nesta quinta-feira (29) ao Patos Online as condições precárias do transporte escolar oferecido pela Prefeitura Municipal. De acordo com os relatos, o ônibus que serve à região frequentemente quebra, afetando a rotida dos alunos. A situação, segundo ela, é recorrente e tem gerado grande insatisfação entre as famílias.

“Meus filhos estudam e dependem do ônibus para chegar à escola. Quase sempre o ônibus quebra, e muitas crianças perdem aula por conta disso. Isso não é de hoje. A gente entra em contato com a Secretaria de Educação e Transporte, mas o problema nunca é resolvido”, desabafou.

Ela relatou ainda que, quando o ônibus falha, a alternativa oferecida é um carro menor, que não comporta com segurança o número de alunos da comunidade. 

A moradora descreveu a situação do ônibus escolar como crítica: para-choque quebrado, sem freio de mão, pneus desgastados, motor superaquecendo e correia se soltando. “Não tem a menor condição de transportar crianças. Um dia a roda quebra, no outro o motor ferve. É um perigo”, disse.

Ela disse que a comunidade, que inclui os sítios Enjeitado, Boi do Brito e Pitombas, está organizando um abaixo-assinado para cobrar da Prefeitura um ônibus novo e exclusivo, além de melhorias na Escola do Sítio Pitombas, como a construção de mais uma sala de aula climatizada, área de recreação coberta e muro de segurança ao redor do prédio escolar.

Segundo os moradores, só nesta semana o ônibus que atende a região quebrou duas vezes.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o assessor de comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Patos, José Filho, reconheceu que o ônibus que atende à região é exclusivo da comunidade, mas atribuiu os problemas às condições geográficas das estradas rurais. “São ônibus com menos de cinco anos de uso, mas o relevo acidentado e o uso intenso acabam causando desgaste”, afirmou.

“Quando há problema com o ônibus, a Secretaria envia outro veículo para garantir o transporte dos estudantes. O carro utilizado é um ‘spin’ que acomoda seis passageiros mais o motorista, totalizando sete lugares."

Ainda de acordo com o assessor, a Prefeitura estará recebendo três novos ônibus escolares na próxima semana, dois adquiridos com recursos próprios e um enviado pelo Governo Federal. “O investimento ultrapassa os R$ 900 mil. Esses novos veículos devem reforçar o transporte escolar da zona rural, melhorando significativamente o serviço”, garantiu.

Por Patos Online