Regional Abandono
Moradores denunciam abandono de terrenos com mato alto e queimadas em São Mamede, nas proximidades de UBS e instituições públicas
Com a chegada do período de seca, outro problema tem se intensificado: as queimadas. De acordo com os relatos, a fumaça e a fuligem das queimadas são tão fortes que em alguns momentos os moradores precisam sair de suas casas por não conseguirem respirar.
31/05/2025 07h00 Atualizada há 2 meses
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Patosonline.com foi procurado por um internauta nesta sexta-feira, 30 de maio, para relatar uma situação preocupante que vem afetando moradores da cidade de São Mamede, especialmente nas imediações da UBS 4 Áureo Guedes, unidade que atualmente funciona como hospital, do Lar dos Idosos e da nova creche da localidade.

Segundo o denunciante, a falta de limpeza em terrenos baldios na região tem causado inúmeros transtornos à população, que há anos solicita providências, mas sem retorno efetivo. “Os moradores já pediram a limpeza várias vezes, inclusive recentemente, e até agora a prefeitura não notificou os proprietários dos terrenos para que tomem as devidas providências”, relatou o internauta.

A situação se agrava com o aparecimento de animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e até aranhas venenosas. “Teve gente aqui que já foi picada por aranha e precisou ser levada ao hospital para receber atendimento”, afirmou.

Com a chegada do período de seca, outro problema tem se intensificado: as queimadas. De acordo com os relatos, a fumaça e a fuligem das queimadas são tão fortes que em alguns momentos os moradores precisam sair de suas casas por não conseguirem respirar direito. A fuligem também invade as residências, causando sujeira e desconforto.

A população pede que medidas urgentes sejam adotadas, como a notificação dos donos dos terrenos para limpeza imediata e ações de fiscalização para evitar as queimadas, que além de ilegais, colocam em risco a saúde e a segurança dos moradores, especialmente os mais vulneráveis.

O Patosonline.com se coloca à disposição para que a Prefeitura de São Mamede ou órgãos competentes possam se manifestar sobre o caso.