Neste domingo, 1º de junho, o Papa Leão XIV destacou, durante pronunciamento no Vaticano, a importância do casamento como “regra do verdadeiro amor entre homem e mulher”. Em sua fala, o Pontífice também fez críticas ao uso deturpado da liberdade, que segundo ele, “não pode ser usada para, em vez de preservar a vida, tirá-la”, em alusão à liberação do aborto.
O Papa lembrou que, nas últimas décadas, a Igreja recebeu sinais que provocam alegria e reflexão, ao citar a beatificação e canonização de casais unidos na fé e no matrimônio. “Refiro-me a Luís e Zélia Martin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus; aos Beatos Luís e Maria Beltrame Quattrocchi, cuja vida familiar se deu em Roma no século passado; e à família polonesa Ulma: pais e filhos unidos no amor e no martírio.”
Segundo ele, esses exemplos mostram que a aliança conjugal continua sendo essencial para o mundo atual. “A Igreja, ao apresentá-los como testemunhos exemplares de cônjuges, nos diz que o mundo de hoje precisa do casamento para conhecer e acolher o amor de Deus. Um amor que une, reconcilia e vence as forças que desagregam relações e sociedades”, afirmou.
Antes de concluir, o Papa fez uma exortação direta às famílias:
“Digo a vós, esposos, com o coração cheio de gratidão e esperança: o casamento não é um ideal, mas a regra do verdadeiro amor entre o homem e a mulher; amor total, fiel, fecundo. Esse mesmo amor, ao transformar-vos em uma só carne, torna-vos capazes de, à imagem de Deus, doar a vida.”
Ele também encorajou os pais a educarem os filhos com coerência, liberdade e obediência, além de pedir gratidão por parte dos filhos e respeito aos mais velhos.
“Filhos, sede gratos aos vossos pais. Dizer ‘obrigado’ pelo dom da vida e pelos dons que recebemos todos os dias é a primeira forma de honrar pai e mãe. E a vós, queridos avós e idosos, recomendo que cuideis daqueles que amais, com sabedoria e compaixão, com a humildade e paciência que os anos ensinam.”
Patosonline.com
Com informações do Vatican News
Para mais informações sobre esse tema acesse a página do Vatican News