Locais Resgate
Jumento amarrado a carroça estava doente e debilitado, e dono tentava levá-lo ao hospital veterinário em resgate improvisado, diz PM
O animal estava doente e debilitado, e o tutor amarrou-o sobre a carroça enquanto saía em busca de outro jumento para puxar o veículo até o Hospital Veterinário da UFCG.
30/06/2025 13h04 Atualizada há 9 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Pabhlo Rhuan
Foto: reprodução

Uma cena que repercutiu nas redes sociais e inicialmente causou revolta e indignação, acabou sendo esclarecido como um gesto de desespero e compaixão. As imagens registradas na manhã desta segunda-feira (30), na Rua Basta Gomes, nas proximidades do Edifício Sol, no bairro Liberdade, em Patos, mostrava um jumento amarrado sobre uma carroça, em visível estado de debilidade. A imagem gerou denúncias de supostos maus-tratos, mas a situação foi prontamente esclarecida pela Polícia Militar.

Segundo informações do jornalista Pabhlo Rhuan, o dono do animal, sem condições financeiras e sem outro meio de transporte, tentava levar o jumento até o Hospital Veterinário Universitário da UFCG, localizado no bairro Mutirão, na tentativa de salvá-lo. O animal estava doente e debilitado, e o tutor amarrou-o sobre a carroça enquanto saía em busca de outro jumento para puxar o veículo até o hospital. Foi nesse intervalo que moradores flagraram a cena e acionaram a polícia.

De acordo com o tenente Leonardo, comandante da Rádio Patrulha da Polícia Militar, a guarnição foi acionada para averiguar um possível caso de maus-tratos. No entanto, ao chegarem ao local e após apuração, os policiais constataram que o tutor do jumento estava agindo em uma tentativa de socorro.

— “Estivemos no local e solicitamos o apoio da equipe de apreensão de animais da Prefeitura Municipal de Patos. Uma equipe responsável compareceu e conduziu o jumento ao hospital veterinário para as providências cabíveis, pois não se tratava de maus-tratos, e sim de uma situação emergencial. O animal está doente”, esclareceu o tenente.

Apesar do susto inicial e da comoção causada, a história trouxe à tona a solidariedade e a compaixão de quem, mesmo diante da falta de recursos, não mediu esforços para salvar a vida de um animal.

Por Patos Online
Com informações de Pabhlo Rhuan