A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta terça-feira (1º) o inquérito que investigou o trágico acidente com um ônibus escolar da Prefeitura de Pilões, ocorrido em 1º de abril de 2025, na Ladeira do Espinho, rodovia PB-077. O acidente vitimou fatalmente os adolescentes Fátima Antonela, de 16 anos, e Gustavo Batista Belo da Silva, de 13 anos, e deixou outras 29 pessoas feridas, entre elas vários estudantes.
De acordo com o delegado Walter Brandão, responsável pelas investigações, o acidente foi provocado por uma falha no sistema de freios do veículo. A perícia técnica constatou que o defeito teve origem em uma mangueira de ar comprimido, instalada no pneu dianteiro esquerdo, que apresentava vazamento. A peça custava apenas R$ 25.
“O vazamento comprometia a eficácia do sistema de freio. Além disso, o ônibus não estava vistoriado pelo órgão competente de trânsito. Como se não bastasse, a prefeitura não disponibilizou nenhum servidor para fiscalizar a execução do serviço. Foi um somatório de negligência e omissão”, disse o delegado em entrevista ao programa Hora H, transmitido pela Rede Mais Rádios.
Além da falha na mangueira, o laudo pericial revelou outras graves irregularidades no veículo:
Diante do conjunto de falhas e omissões, a Polícia Civil indiciou três pessoas por duplo homicídio culposo no trânsito e lesão corporal culposa:
A pena para homicídio culposo no trânsito pode chegar a 4 anos de prisão, enquanto a de lesão corporal culposa pode atingir 2 anos.
A parte da investigação que envolve a prefeita Soraya Ferreira da Cunha foi desmembrada e encaminhada ao Tribunal de Justiça da Paraíba, devido ao foro privilegiado da gestora.
O acidente ocorreu na manhã do dia 1º de abril de 2025, quando um ônibus escolar transportando estudantes da zona rural de Pilões tombou na Ladeira do Espinho. O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de dois adolescentes no local. Outros 29 alunos ficaram feridos, sendo que sete foram transferidos em estado grave para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa — quatro deles com traumatismo craniano.
Na época, a Prefeitura de Pilões divulgou nota lamentando o ocorrido. “É com profundo pesar que o município de Pilões lamenta o trágico acidente ocorrido na manhã desta terça-feira (01), na PB-077, envolvendo um ônibus escolar do município”, dizia o comunicado oficial.
Com a conclusão do inquérito, o caso agora segue para o Ministério Público e o Poder Judiciário, que deverão analisar a denúncia e decidir sobre o eventual oferecimento de ação penal contra os indiciados.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB