Policial Maria da Penha
Formação de agentes para atuar na Patrulha Maria da Penha da região de Patos começa segunda-feira
A formação dos agentes que atuarão no projeto começa na segunda-feira (7) com uma aula inaugural, com a participação de policiais militares e civis e outros agentes que irão compor a patrulha.
03/07/2025 08h00 Atualizada há 2 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Nice Almeida/TJPB
Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, está ampliando o Programa Integrado ‘Patrulha Maria da Penha’, com a parceria do Tribunal de Justiça da Paraíba. O projeto agora chega à região de Patos, Sertão do Estado - área que compreende também as cidades de Teixeira e Santa Luzia. A formação dos agentes que atuarão no projeto começa na segunda-feira (7) com uma aula inaugural, com a participação de policiais militares e civis e outros agentes que irão compor a patrulha. 

O TJPB integra o programa por meio da Coordenação da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário estadual, coordenada pela juíza Graziela Queiroga Gadelha de Sousa. A magistrada participará da aula inaugural e, no dia 14, será responsável pela aula a ser ministrada ao grupo com o tema ‘feminicídio’.

“Nós temos agora a possibilidade de chegar na região de Patos para dar ainda mais proteção àquelas mulheres que estão sob medida protetiva, concedidas pelo Judiciário. Além da sua proteção, da sua integridade, é ofertado um acompanhamento psicossocial que faz muita diferença na vida das mulheres. Esse programa é um grande aliado do sistema de justiça e nós temos muito orgulho de poder colaborar”, falou.

Os agentes que atuarão na Patrulha Maria da Penha terão o objetivo de acolher e monitorar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, especialmente as que solicitaram ou possuem Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) deferidas pela Justiça.

“O Tribunal de Justiça é parceiro de primeira hora desse projeto, porque entendemos que a Patrulha Maria da Penha é um equipamento de muita importância para a proteção da vida das mulheres. Esse programa é integrado pelo Tribunal de Justiça e pela Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba, envolvendo a Polícia Civil e a Polícia Militar. Somos nós que integramos este programa, e contamos com diversas parcerias”, destacou a juíza. 

Patrulha em Patos - No dia 7 de março, em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, o governo estadual autorizou a instalação da Patrulha Maria da Penha no município. Com essa iniciativa, 151 cidades passaram a ser beneficiadas com o programa.

Por Nice Almeida/TJPB