Esportes Luto no futebol
Atacante Diogo Jota, do Liverpool e da Seleção Portuguesa, e irmão morrem em acidente de carro na Espanha
O irmão do atacante português de 28 anos também faleceu; Diogo Jota deixa três filhos
03/07/2025 09h55 Atualizada há 10 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: ge
Foto: Divulgação/Seleção Portuguesa

O futebol está de luto. Morreu na madrugada desta quinta-feira, 3, Diogo Jota, atacante português do Liverpool, aos 28 anos. A notícia foi dada primeiramente pelo jornal Marca, da Espanha.

O jogador da seleção portuguesa sofreu um acidente de carro em Zamora, no norte da Espanha, junto com seu irmão, André Silva, de 25 anos, que também faleceu.

De acordo com a polícia local, o carro trafegava pela A-52, uma rodovia federal da Espanha, perto de Sanabria, quando um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o carro, que pegou fogo na sequência.

Diogo Jota se casou com Rute Cardoso no mês passado e deixa três filhos.

André Silva também era jogador profissional e atuava pelo Penafiel, da segunda divisão de Portugal.

Diogo Jota esteve presente nos dois títulos de Liga das Nações de Portugal, sendo o último no mês passado e, anteriormente, na temporada 2018/19. O atacante marcou 14 gols em 49 jogos pela seleção do país. O atacante estava no Liverpool há cinco temporadas.

O atacante surgiu no Paços de Ferreira, de Portugal, e depois se transferiu para o Porto e Wolverhampton antes de chegar ao Liverpool.

Na Inglaterra, Diogo Jota foi campeão com o Woves da Championship, a segunda divisão do campeonato nacional, além da Premier League 2024/25, duas Copa da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra com o Liverpool.

O Porto, clube onde Diogo Jota começou a ganhar destaque internacional, se solidarizou com a família e amigos do jogador.

O perfil da seleção de Portugal também se manifestou sobre a morte de Diogo Jota e seu irmão André Silva.

Em nota, o Liverpool afirma estar devastado com a tragédia, pede privacidade à família e amigos neste momento de dor e afirma que está oferecendo todo o apoio.

"O Liverpool Football Club está devastado com o trágico falecimento de Diogo Jota.

O clube foi informado de que o jogador de 28 anos faleceu após um acidente de trânsito na Espanha, juntamente com seu irmão, André.

O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto tentam lidar com uma perda inimaginável.

Continuaremos a oferecer-lhes todo o nosso apoio."

Viagem de carro por causa de cirurgia

Inicialmente, o deslocamento até a Inglaterra seria feito de avião, mas houve uma mudança de planos. Ele foi aconselhado a não pegar o voo por causa de uma cirurgia recente nos pulmões.

Diogo atuava no Liverpool e costumava atravessar o continente europeu por ser português. Recentemente, ele operou os pulmões por um desconforto, e os médicos indicaram que Jota não entrasse em aviões por causa de mudanças na pressão atmosférica durante o trajeto e a possibilidade de complicações no pós-operatório. A informação foi apurada pela "CNN" de Portugal.

A esposa do jogador do Liverpool, Rute Cardoso, disse que os irmãos iam com uma Lamborghini rumo à Benavente, uma vila espanhola a cerca de 60 km da região do acidente. Lá iriam descansar e seguiriam para Santander, ainda na Espanha, onde pegariam um barco para Portsmouth, na Inglaterra.

A tragédia ocorreu perto de 00h30 (do horário local) de quinta-feira no quilômetro 65 da A-52, perto da cidade de Cernadilla, a 335 km da capital Madri. As hipóteses iniciais são que o excesso de velocidade durante uma ultrapassagem e o estouro de um pneu levaram Diogo a perder o controle do carro, que deixou a rodovia e explodiu. Os irmãos morreram carbonizados.

Fonte: ge