Locais Atendimentos
Atendimentos a pacientes com síndromes respiratórias na UPA do Jatobá aumentam 25% em maio e junho
De acordo com a direção da UPA, as síndromes respiratórias representam a principal procura por atendimento por parte da população na unidade.
03/07/2025 20h00
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

O diretor da UPA João Bosco de Araújo (UPA do Jatobá), Anderson Sóstenes, disse à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que foi registrado um aumento de 25% no número de pacientes com sintomas de Síndromes Respiratórias Graves no bimestre maio e junho deste ano, em comparação aos meses de março e abril.

De acordo com Anderson, essa tem sido a principal demanda de atendimentos por parte da população na unidade, sendo que a maioria dos pacientes que receberam prescrição e orientação médica apresentava sintomas leves.

“Nós observamos um crescimento de síndromes respiratórias ao compararmos os meses de março e abril com maio e junho, na ordem de 25%. Graças a Deus, em sua grande maioria, as pessoas apresentam sintomas leves, e a nossa principal preocupação é com as crianças e os idosos”, destacou Anderson Sóstenes.

Apenas no mês de junho, a UPA do Jatobá registrou um total de 5.658 atendimentos, sendo grande parte de urgência e emergência. Desses, 1.129 foram voltados ao público infantil, o que representa 19,95% de toda a demanda.

Anderson Sóstenes recomendou à população que redobre os cuidados com a hidratação, alimentação leve, ventilação dos ambientes e evite aglomerações em locais fechados — fatores que podem ser determinantes para a propagação desse tipo de sintomatologia.

Ouça abaixo:

Loading...


Anderson Sóstenes (Crédito: Wânia Nóbraga/Rádio Espinharas)