Na segunda-feira, 7 de julho de 2025, a comunidade católica de Passagem, no sertão paraibano, recebeu com fervor a visita oficial do bispo diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva. A ocasião contou com a colaboração ativa do Monsenhor João Saturnino de Oliveira e do Estagiário Flaviano Linhares, além da participação de lideranças e religião de diversas localidades pertencentes à atual Área Pastoral dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
O encontro foi um momento decisivo no caminho de amadurecimento pastoral e eclesial que visa a elevação canônica da futura paróquia com sede em Passagem.
Desde a sua constituição em 2017, a Área Pastoral de Passagem vem trilhando um percurso de crescimento e organização, orientado por metas bem definidas. A partir de 2019, a comunidade local iniciou uma vivenciar com mais intensidade a espiritualidade e as responsabilidades próprias de uma paróquia, assumindo um ritmo constante de atividades litúrgicas, devocionais e pastorais.
Entre os serviços evangelizadores já consolidados, destacam-se o Grupo de Oração, momentos semanais de Terço das Mulheres e dos Homens, e adoração ao Santíssimo Sacramento e celebrações frequentes. Também se estruturaram expressões Pastorais, da Família, Litúrgica, Catequética (Crisma e Primeira Eucaristia), Pastoral da Comunicação e Pastoral do Dízimo. A entrada em atividade do Apostolado da Oração reforçou ainda mais o zelo missão da comunidade.
Anteriormente unida à Paróquia de São Sebastião e, mais tarde, à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, ambas situadas em Patos, a Área Pastoral de Passagem construiu sua identidade pastoral com protagonismo e dedicação, sendo hoje reconhecida como uma porção do povo de Deus preparada para a autonomia administrativa e pastoral.
A nova configuração pastoral abrange não apenas os núcleos urbanos da cidade de Passagem — como as igrejas dedicadas a Santa Luzia em Passagem Velha e São José Café do Vento —, mas também comunidades situadas em áreas rurais e no território vizinho de Areia de Baraúnas. Estas, pela sua vivência eclesial contínua, serão integradas ao território da nova paróquia. Entre elas estão: a comunidade de São José - Areia de Baraúnas, Santo Antônio - Sarafina, Nossa Senhora Aparecida - Rampa e São José - Bananeiras.
Durante a assembleia, também foi refletido sobre a dimensão espiritual que marcará uma nova paróquia. A Imaculada Conceição, cuja devoção já é fortemente enraizada na localidade, será padroeira principal, e Santa Rita de Cássia, exemplo de perseverança nas provações, será venerada como co-padroeira, enriquecendo ainda mais a identidade devocional desta futura paróquia.
Ao longo da visita, escutaram-se testemunhos e manifestações de fé, nos quais ficaram evidentes o espírito de comunhão que anima o povo de Passagem e das demais comunidades que caminharam unidas rumo à nova paróquia. Em suas palavras, Dom Eraldo reforçou que a criação desta nova presença paroquial é expressão da prosperidade eclesial alcançada e da missão da Igreja de ser sinal de unidade, acolhida e evangelização.
A celebração da Ereção Canônica foi oficialmente marcada para o dia 10 de janeiro de 2026 , ocasião em que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição será instituída canonicamente, tornando-se o mais novo membro da Diocese de Patos. Este novo passo reforça o dinamismo pastoral da Igreja particular de Patos e renova a esperança de todo o povo fiel que, há anos, se prepara com zelo e fidelidade para esse momento histórico.
Assessoria