Locais Políticas públicas
Secretário de Meio Ambiente explica política de arborização e coleta de resíduos sólidos que vem sendo adotada em Patos
O gestor também informou que a secretaria vem trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
10/07/2025 21h00
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: reprodução

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alex Vagner, explicou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, a política pública de arborização e de educação ambiental que vem sendo implementada na cidade.

De acordo com o gestor, o município elaborou um planejamento anual voltado para o trabalho de arborização urbana, além da coleta de resíduos sólidos e do licenciamento ambiental, com o objetivo de organizar as ações desenvolvidas pela pasta.

“Hoje estamos focando na questão da arborização, dos resíduos sólidos e do licenciamento. Já discutimos, com os setores de licenciamento, fiscalização, gerência de meio ambiente e educação ambiental, esses temas complementares ao que já temos desenvolvido. A arborização urbana é uma problemática, especialmente em relação ao uso de espécies exóticas e ao plantio em locais inadequados. Estamos fortalecendo a conscientização sobre essas questões”, explicou o secretário.

O gestor também informou que a secretaria vem trabalhando na elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. O plano tem o objetivo de orientar a população quanto ao plantio de espécies em locais adequados, além de atender às solicitações por meio do projeto Reverdecer Patos.

Ele finalizou afirmando que o município intensificará a fiscalização relacionada ao licenciamento ambiental de estabelecimentos potencialmente poluidores. Também reforçou que a coleta de resíduos sólidos acontece de forma regular em toda a área urbana de Patos, sendo, portanto, desnecessária a disposição de lixo em locais inadequados, o que acaba gerando transtornos à população.

Loading...


Alex Wagner, secretário de Meio Ambiente - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas