O Ceará venceu o Fortaleza por 1 a 0 em Clássico-Rei no Castelão neste domingo (13) e afundou o rival na zona de rebaixamento do Brasileirão, estacionado nos 10 pontos em agora 13 jogos, impedindo a entrada do Santos de Neymar na zona de rebaixamento.
O gol solitário do clássico foi marcado por Galeano, que abriu o placar para a equipe alvinegra após aproveitar sobra de Pedro Raul, ex-Corinthians.
A vitória garantiu ao Vozão voltar à metade de cima da tabela, na 9ª posição, com 18 pontos, e de quebra impediu a saída do rival do Z-4.
Em caso de vitória na rodada, o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda sairia da zona da degola, empurrando o Santos, que tem um jogo a menos, e deixando o São Paulo na 16ª posição, já com 13 jogos feitos e derrota para o líder Flamengo na rodada.
A derrota 'ajuda' os paulistas na rodada e amplia a crise no Tricolor do Pici, 18º, acima apenas de Sport e Juventude.
Foi o nono clássico seguido sem derrota do Ceará para o arquirrival. A última derrota foi em 2023.
O Clássico-Rei foi disputado, pegado, com um lado vitorioso que celebra muito o resultado, mas em campo se viu um jogo de pouca criatividade.
Na primeira etapa, foi o Fortaleza quem mais tentou, mas nenhuma grande chance de balançar as redes e tirar o zero do placar.
Quem conseguiu enfim o gol foi o Ceará, no início da etapa final.
Aos 11 minutos do segundo tempo, Galeano aproveitou a sobra de Pedro Raul e bateu para o gol vazio. No lance, Pedro Henrique fez boa jogada e serviu o centroavante, que foi atrapalhado pela zaga, mas a bola caiu nos pés de Galeano, que não perdoou.
Com o gol, o Ceará se fechou mais e foi agressivo sem a bola, dificultando a criação do Fortaleza, que insistia, mas tinha pouca criatividade para igualar o jogo.
O Vozão chegou a ter boa oportunidade para ampliar o placar, mas Fernandinho desperdiçou cara a cara com o goleiro.
Com o controle do jogo, o Ceará sequer foi muito pressionado pelo Fortaleza, que tentava sair desesperadamente, mas falhava na criação e não conseguiu criar grandes ameaças ao gol defendido por Bruno Ferreira.
No último lance, inclusive, o Alvinegro teve oportunidade de ampliar, mas voltou a perder outra boa chance de gol.
Festa do lado alvinegro do Castelão e mais uma vitória para o Vozão no Castelão!
Ceará: 9° colocado, com 18 pontos
Fortaleza: 18° colocado, com 10 pontos
Bahia (C): 19/07, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Red Bull Bragantino (C): 26/07, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Grêmio (F): 29/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Corinthians (C): 16/07, 19h30 (de Brasília) - Brasileirão
Internacional (F): 20/07, 11h (de Brasília) - Brasileirão
Mirassol (C): 23/07, 19h (de Brasília) - Brasileirão
Fonte: ESPN