Locais Estoque Crítico
Com estoque crítico, Hemocentro da Paraíba convoca população para doações urgentes de sangue
Mesmo após período junino, doações seguem em baixa e estoque está 50% abaixo do necessário, alerta Secretaria de Saúde
16/07/2025 07h00 Atualizada há 10 horas
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

O Hemocentro da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), está fazendo um apelo urgente à população: todos os tipos de sangue estão em falta. Com os estoques em nível crítico e as doações em queda, a instituição reforça que a solidariedade de cada doador é essencial para garantir o atendimento a pacientes em hospitais públicos e privados de todo o estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, a redução nas doações ultrapassa 50% em relação à média diária esperada. “Precisamos de 180 a 210 bolsas por dia, mas na última semana captamos menos de 80. O sangue é insubstituível e fundamental para salvar vidas. Nossa maior preocupação é que fatores como o frio, as férias escolares e as viroses agravam ainda mais a queda nas doações”, alertou.

O período junino, historicamente, provoca uma diminuição nas doações, ao mesmo tempo em que aumenta a demanda por transfusões, por conta de acidentes e outros atendimentos emergenciais. Neste ano, o cenário permaneceu crítico mesmo após o fim das festividades.

Para tentar reverter o quadro, o Hemocentro da Paraíba está intensificando ações de coleta itinerante e disponibilizando sua unidade móvel em diversas cidades paraibanas até o fim de julho. A diretora do Hemocentro, Shirlene Gadelha, destacou a importância de facilitar o acesso à doação: “Estivemos nesta terça em Picuí e estaremos em outras cinco cidades até o final do mês, além de ações em João Pessoa. Doar sangue é um gesto simples, mas que salva vidas. Ajudar nunca foi tão necessário.”

Confira a programação da Unidade Móvel de Coleta:

Também haverá coleta externa no Hospital de Trauma de João Pessoa nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h às 16h, no setor administrativo (antiga sala da Central de Transplantes).

Requisitos para doação de sangue:

Homens podem doar até quatro vezes por ano, com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo de três meses entre as doações.

As doações podem ser feitas nas seguintes unidades:

Doar sangue é um gesto de amor e salva vidas. Atenda ao chamado do Hemocentro e ajude a reverter esse cenário crítico.