A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, com apoio da Unintelpol, deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a primeira fase da Operação Before, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos. O grupo atuava no Sertão paraibano e mantinha ramificações em Recife-PE.
Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão. Os presos foram identificados pelas iniciais B.P.P.F., de 27 anos, e W.G.V.L., de 23 anos, este último estudante de Medicina em uma faculdade de Patos. Um terceiro envolvido, Ygor Thales Morais Félix, de 30 anos, conhecido como "Pé de Pato", foi morto no mês de junho, em um duplo homicídio no bairro Jatobá, em Patos. Ele era apontado como responsável pela logística do esquema, incluindo transporte das respostas das provas e movimentação de valores ilegais.
As investigações começaram em 2023, após a suspeita de tentativa de fraude durante a primeira fase do concurso da Polícia Militar da Paraíba. A partir disso, a DRF identificou a estrutura da organização criminosa, que atuava de forma coordenada, com divisão de tarefas e movimentação financeira oriunda de atividades ilícitas.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Lucas Rothardand, o grupo era bem articulado:
"A Polícia Civil do Estado da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos, deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva e duas buscas de apreensão, nesta que é a primeira fase da Operação Before. A investigação começou a partir da tentativa de fraude no concurso da Polícia Militar da Paraíba, em 2023. Identificamos cinco integrantes do grupo e conseguimos apurar ligações, movimentações financeiras e a divisão de tarefas entre eles."
O delegado informou ainda que um dos suspeitos continua foragido, e que as investigações seguem em andamento com o objetivo de localizar outros envolvidos e identificar beneficiários que tenham ingressado ilegalmente em cargos públicos por meio das fraudes.
A Operação Before reforça o compromisso da Polícia Civil da Paraíba em combater o crime organizado e garantir a lisura dos concursos públicos, protegendo o acesso legítimo aos cargos públicos.
Novas fases da operação poderão ser deflagradas nos próximos dias, conforme avanço das investigações.
Por Patos Online
Com informações da DRF/Patos