Esportes Em 2026
Campinense e Treze voltam a ficar sem calendário nacional juntos após quase 20 anos
Última vez que Galo e Raposa ficaram, juntos, sem disputar o Brasileirão foi em 2007. Em 2026, após fracassos no estadual e na Série D, cenário voltará a se repetir
21/07/2025 09h50
Por: Felipe Vilar Fonte: ge PB
Foto: Wellington Faustino / FPF-PB

Campinense Treze são símbolos do futebol da Paraíba. Não por menos figuram no panteão dos maiores clubes do estado. Porém, em 2026, os torcedores de Raposa e Galo terão pouco tempo de contato com seus clubes. É que após a eliminação precoce do próprio Treze e do Sousa na Série D do Campeonato Brasileiro, não existe mais possibilidade do Alvinegro do São José disputar a 4ª divisão do ano que vem. Com isso, pela primeira vez desde 2007, o futebol de Campina Grande disputará apenas o Campeonato Paraibano.

O Campinense falhou, no primeiro semestre, na busca de voltar a ter calendário nacional em 2026, algo que não acontece desde 2023, quando, após o rebaixamento da Série C, jogou a Série D do Brasileirão. Com isso, a Raposa, mais uma vez, não terá calendário nacional no segundo semestre do ano que vem e terá apenas o Campeonato Paraibano para disputar.

Já o Treze, após o quarto lugar no estadual, sabia que a Série D seria o último cartucho para dar ao seu torcedor alguma alegria no ano do centenário e, obviamente, em 2026. Porém o que aconteceu mesmo foi uma eliminação precoce após derrota por 2 a 1 para o América-RN, o que fará que a última partida do time na 4ª divisão, contra o Santa Cruz, no próximo fim de semana, seja meramente protocolar.

A última vez que os Maiorais de Campina ficaram juntos sem disputar nenhuma divisão do Brasileirão foi em 2007, há quase 20 anos. Naquela feita o futebol do Sertão dominou o estadual. A final do primeiro turno foi disputada entre Sousa e Nacional de Patos; o segundo turno foi entre Sousa e Atlético de Cajazeiras, e a grande final foi feita por Naça e Trovão, com o Alviverde levando a melhor e levantando sua primeira e única taça do estadual.

Naquele ano, o cenário ainda foi mais abrangente, pois não apenas os Maiorais ficaram sem segundo semestre, mas sim o Trio de Ferro, pois o Botafogo-PB também não disputou o Brasileiro. Para se ter uma ideia, no primeiro turno, apenas o Campinense esteve nas semifinais, os outros três clubes foram Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa. O Belo terminou em 5º e o Galo em 6.

Se serve de consolo para o torcedor, após aquele momento turbulento, o Campinense subiu para a Série B do Brasileirão, em 2008 (sendo, até hoje, o último paraibano a conseguir esse feito), além de conquistar o título da Copa do Nordeste de 2013. Além disso, em 2021, subiu à Série C como vice-campeão brasileiro, além de, neste período, conquistar sete títulos estaduais.

Fonte: ge PB