Política Decisão judicial
Moraes autoriza prisão de Cabo Gilberto e de deputados que estiverem acampados em frente ao STF; parlamentar afirma que está na Paraíba
Prisão deve ser cumprida caso hava descumprimento de ordens judiciais relacionadas à realização de acampamentos considerados ilegais nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
26/07/2025 11h18 Atualizada há 10 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou, na madrugada deste sábado (26), a prisão em flagrante do deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), caso ele descumpra ordens judiciais relacionadas à realização de acampamentos considerados ilegais nas imediações da Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

A medida também atinge outros parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, como Hélio Lopes, General Girão, Coronel Chrisóstomo, Sóstenes Cavalcante e Rodrigo da Zaeli, todos investigados no inquérito das fake news, que apura a disseminação de informações falsas e ataques a instituições democráticas.

Na decisão, Moraes determina a remoção imediata e a proibição de manifestações ou presença de parlamentares e manifestantes em um raio de até 1 km da Praça dos Três Poderes e de quartéis militares, como forma de conter o que a Corte considera atos antidemocráticos.

“Fica autorizada a prisão em flagrante, inclusive dos parlamentares Hélio Lopes, General Girão, Coronel Chrisóstomo e Cabo Gilberto Silva, caso persista a desobediência à ordem judicial”, diz trecho do despacho.

Cabo Gilberto reage: “Não estou em Brasília”

Em resposta à medida, Cabo Gilberto Silva se pronunciou nas redes sociais na manhã deste sábado e classificou a decisão como “um grave erro do STF”. Segundo ele, não estava em Brasília, mas sim participando de eventos políticos na Paraíba.

“Mais um erro grave do STF. Eu estou trabalhando na Paraíba nesse momento. Não estou na Praça dos Três Poderes em Brasília, como afirmou a decisão”, declarou o parlamentar.

Na sexta-feira (25), o deputado participou de um evento político em João Pessoa, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, onde foi oficializado o apoio do PL à pré-candidatura do senador Efraim Filho (União Brasil) ao Governo da Paraíba, nas eleições de 2026. No mesmo evento, o ex-ministro Marcelo Queiroga foi lançado como pré-candidato ao Senado.

Cabo Gilberto também demonstrou solidariedade ao deputado Hélio Lopes, que lidera a mobilização em Brasília. Mesmo longe fisicamente, o parlamentar paraibano reafirmou seu alinhamento com a pauta bolsonarista.

Por Patos Online
Com informações do MaisPB