Policial Ataque
Pitbull ataca mães e crianças que aguardavam transporte escolar no Sertão de Pernambuco
Cão teria fugido da casa do tutor. Uma mulher ficou ferida e foi levada ao hospital.
28/07/2025 21h50 Atualizada há 7 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Diário de Pernambuco
Foto: Reprodução

Duas mães e suas filhas pequenas passaram por momentos de terror na manhã desta segunda-feira (28), no município de Iguaracy, no Sertão de Pernambuco, após serem atacadas por um cão da raça pitbull. O caso aconteceu enquanto aguardavam o transporte escolar em frente à residência onde moram. Uma mulher ficou ferida e foi levada ao hospital.

Câmeras de segurança da localidade registraram o momento em que o animal sai de um terreno baldio, atravessa a rua e vai em direção às crianças, de 2 e 3 anos. As mães rapidamente puxam as filhas para tentar protegê-las, mas o cão começa o ataque. Em meio à confusão, uma das mulheres se desequilibra com a filha no colo e cai. O pitbull então morde diversas vezes sua perna, até ser afugentado com chutes por um familiar que presenciava a cena.

Um motociclista, um passageiro e um motorista que passavam pelo local pararam para ajudar no resgate. Eles conseguiram imobilizar o cão até a chegada da equipe da prefeitura, que realizou a captura com segurança.

Veja o vídeo abaixo:

Loading...

A mulher ferida foi levada ao hospital para realização de exames. Segundo familiares, ela teve ferimentos sem gravidade. Uma das crianças sofreu escoriações após cair durante o susto. A outra criança e a segunda mãe envolvida escaparam ilesas. Após o ataque, as crianças seguiram normalmente para a escola.

Animal será mantido sob observação

De acordo com Bruno Lopes, marido de uma das mulheres, o cão não é de rua e teria fugido da casa do tutor. “O pessoal da prefeitura pegou, fez exames nele e tudo mais. Ele vai ficar em observação, até para ver se tem raiva ou outra doença. Fiz um boletim de ocorrência e, como a cidade é pequena, é provável que a gente conheça o dono do animal”, relatou.

O que diz a lei em Pernambuco

Em Pernambuco, uma lei estadual criada em 2003 e atualizada em 2021 estabelece regras rígidas para a criação e condução de cães de raças consideradas potencialmente perigosas, como pitbull, dobermann e rottweiler. A norma prevê:

O descumprimento dessas normas pode resultar em multas que variam de R$ 1 mil a R$ 10 mil, além da apreensão do animal e responsabilização civil e criminal. Em caso de reincidência, as penalidades dobram.

Nota oficial da Prefeitura de Iguaracy

A Prefeitura de Iguaracy se manifestou por meio de nota oficial e informou que o episódio foi uma fatalidade isolada, já que o cão não era de rua, e fugiu da residência de forma acidental. O município destacou que situações como essa não são comuns na cidade.

“O animal foi capturado com segurança e está sob observação, conforme os protocolos de controle de zoonoses, para descartar qualquer risco de doenças como a raiva”, informou a gestão municipal. A prefeitura também reforçou seu compromisso com a segurança da população e dos alunos da rede pública.

Por Patos Online
Com informações do Diário de Pernambuco