Locais Denúncia
Moradora denuncia despejo de esgoto por restaurante em rua do bairro Morada do Sol, em Patos; secretário de Meio Ambiente confirma notificações e promete solução
A principal queixa é contra um restaurante que, de acordo com relatos, estaria jogando esgoto diretamente na via pública, o que tem causado mau cheiro constante, transtornos à vizinhança e riscos à saúde.
29/07/2025 06h00 Atualizada há 18 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Uma moradora da Rua Antônio Franco da Costa, localizada no bairro Morada do Sol, em Patos, procurou a nossa redação na última sexta-feira (25), para relatar um grave problema de saneamento básico enfrentado que, segundo ela, impediu a conclusão de uma obra de pavimentação pela prefeitura. A principal queixa é contra um restaurante que, de acordo com relatos, estaria jogando esgoto diretamente na via pública, o que tem causado mau cheiro constante, transtornos à vizinhança e riscos à saúde.

De acordo com a cidadã, o problema se arrasta desde janeiro deste ano. “Foi feito até protocolo de denúncia na Secretaria de Meio Ambiente (031/2025), mas até agora nada foi resolvido. O restaurante construiu duas fossas do lado de fora do imóvel, que transbordam frequentemente”, afirmou.

Ela informou ainda que a obra de calçamento da rua está paralisada há quase um mês, justamente por causa da situação das fossas. “As pedras estão aqui, jogadas. A rua está um caos. Já reclamamos à Vigilância Sanitária, à Secretaria de Meio Ambiente e à Prefeitura, mas ninguém resolveu”, desabafa.

As imagens enviadas à equipe do Patos Online mostram que, de fato, há esgoto correndo pela via e que o material para calçamento está depositado à espera de utilização. O cenário é de frustração dos moradores, que esperam melhorias na infraestrutura da rua.

 

Loading...

Outro lado

Procurado pela reportagem, o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Wagner, confirmou que a situação da rua é complexa e envolve não apenas o restaurante citado, mas outras residências que também despejam esgoto de forma irregular.

“Essa rua tem um problema muito grande em relação ao esgotamento sanitário. Várias casas já foram notificadas. A fiscalização esteve no local nesta segunda-feira (28), e o estabelecimento comercial mencionado foi notificado quanto à ausência de licença ambiental e despejo irregular de efluentes”, informou.

Segundo o secretário, um relatório será elaborado pela Gerência de Licenciamento da pasta, que dará prazo legal — de 15 a 30 dias, conforme o caso — para que o proprietário do restaurante corrija as irregularidades.

“Estamos tentando resolver essa problemática para permitir que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) finalize o calçamento da rua”, afirmou.

Nossa equipe deixa o espaço aberto caso a gerência do restaurante também queira se pronunciar em relação ao caso. E-mail: falecom@patosonline.com.

Por Patos Online