A seleção brasileira segue dominante na Copa América feminina! Neste sábado (2), a canarinho suou, mas confirmou o favoritismo e venceu a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4 após empate por 4 a 4.
Esta é a 9ª conquista da amarelinha em 10 edições do torneio, sendo a quinta consecutiva. A outra equipe campeã foi a Argentina, em 2006.
A disputa da final começou aberta, com as duas equipes tendo chances claras de gol, mas tendo dificuldades para conseguir balançar as redes.
Até que, aos 24, a defesa brasileira cochilou, a bola passou pelos pés de Izquierdo e Mayra Ramírez até chegar em Linda Caicedo, que chutou rasteiro no cantinho para abrir o placar.
A seleção brasileira, então, foi ao ataque e, quase na ida para o intervalo, Carabalí acertou cabeçada em Gio Garbelini e, depois de uma longa revisão no VAR, o pênalti foi assinalado. Angelina foi para a bola e converteu.
No segundo tempo, o duelo parecia cada vez mais morno. Até que, aos 23, Tarciane recuou mal a bola para a goleira Lorena e acabou jogando contra a própria rede, recolocando a Colômbia na frente.
Pouco depois, aos 28, Linda Caicedo foi lançada na área, saiu cara a cara com Lorena, mas finalizou em cima da goleira brasileira.
Aos 34, porém, novo empate brasileiro. Após cruzamento de Gio Garbelini na área, Amanda Gutierres matou no peito e bateu cruzado para recolocar o Brasil no jogo.
Só que a partida estava longe de acabar. Aos 42, em contra-ataque, Linda Caicedo fintou sobre Isa Haas, tocou para Mayra Ramírez que, livre, invadiu a área e tocou na saída de Lorena para marcar o terceiro.
Tudo parecia se encaminhar para o título inédito colombiano. Aos 50 minutos, então, aproveitando sobra de cruzamento, Marta mandou um petardo de fora da área e empatou mais uma vez o jogo.
Na prorrogação, então, aos 14 do primeiro tempo, após cruzamento na área, Marta, livre, errou o cabeceio, mas contou com a sorte de a bola bater em seu pé e entrar no cantinho, colocando o Brasil na frente pela primeira vez.
Mas, no segundo tempo, aos 9 minutos, a Colômbia teve falta na entrada da área, Leicy Santos cobrou com perfeição e empatou, mais uma vez, o jogo. E a definição do título foi para os pênaltis.
Na disputa, Angelina e Marta desperdiçaram, mas Lorena brilhou ao pegar cobranças de Leicy Santos e Carabalí e garantiu a taça para o Brasil.
Fonte: ESPN