Policial Megaoperação
Operação Nordeste Integrado mobiliza mais de 5,9 mil agentes para combater facções criminosas em áreas de divisa; municípios do Sertão estão incluídos
Na Paraíba, a operação conta com 1.566 profissionais de segurança pública, com atuação concentrada nas fronteiras com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
07/08/2025 10h24 Atualizada há 3 dias
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: divulgação/Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba)

Uma megaoperação envolvendo forças de segurança de oito estados do Nordeste foi deflagrada nesta quinta-feira (7) com o objetivo de intensificar o combate ao crime organizado nas regiões de divisa entre os estados. Batizada de Operação Nordeste Integrado, a ação simultânea mobiliza mais de 5.900 agentes públicos, entre policiais civis, militares, bombeiros e equipes de inteligência.

Na Paraíba, a operação conta com 1.566 profissionais de segurança pública, com atuação concentrada nas fronteiras com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. As ações incluem patrulhamento ostensivo, barreiras policiais, apreensão de drogas, armas e materiais ilícitos, além do cumprimento de 510 mandados judiciais em toda a região Nordeste.

A operação tem como foco principal o enfrentamento a organizações criminosas interestaduais, atuando contra crimes como homicídios, tráfico de drogas e armas, roubos e furtos de veículos e cargas, e assaltos em rodovias. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds-PB), as áreas de atuação foram definidas com base em análises de manchas criminais, priorizando zonas de maior vulnerabilidade e incidência de facções criminosas.

Regiões paraibanas alvo da operação:

Foto: divulgação/Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba)

 

Além da Paraíba, participam da operação os estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, em uma estratégia de atuação conjunta que busca frear o avanço de facções criminosas interestaduais e reduzir os índices de violência nas zonas de fronteira.

As diligências devem seguir pelos próximos dias, com atualizações previstas sobre prisões efetuadas, materiais apreendidos e impacto nas áreas de atuação. A expectativa das autoridades é de que a ação integrada traga respostas rápidas e efetivas ao crime organizado, por meio da cooperação entre forças estaduais e federais.

Por Patos Online
Com informações do ClickPB