Moradores do bairro São Sebastião, em Patos, têm enfrentado dificuldades para conseguir atendimento odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo denúncia encaminhada ao Patos Online nessa segunda-feira (11), duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) — Horácio Nóbrega e Roberto Ôba — estão há mais de 15 dias sem realizar procedimentos na área de odontologia.
O denunciante relata que, ao buscar atendimento para a filha, de dois anos que apresenta um problema dentário, foi orientado a procurar uma das unidades, mas acabou sendo encaminhada de um posto para o outro sem conseguir resolver a situação.
“Na segunda-feira (11) fui à tarde no Roberto Oba e nos mandaram pegar ficha para a noite no Horácio Nóbrega. Quando chegamos lá, por volta das 16h, informaram que também estavam com equipamentos quebrados”, afirmou.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que já foram adotadas providências para normalizar o atendimento odontológico nas unidades citadas.
No caso da UBS Horácio Nóbrega, o coordenador de Saúde Bucal acionou a equipe responsável e o serviço está em processo de restabelecimento. Já na UBS Roberto Ôba, a equipe local foi contatada e a previsão é de que os atendimentos sejam retomados ao longo desta semana.
Confira a nota enviada:
"A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção de Atenção Básica, informa que já foram adotadas as providências necessárias para a regularização do atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde citadas.
No caso da UBS Horácio Nóbrega (bairro do Sr. Sebastião), o coordenador de Saúde Bucal já acionou a equipe responsável e o serviço está sendo restabelecido. Quanto à UBS Roberto Ôba, a equipe local já foi contatada e a previsão é de que o atendimento odontológico seja retomado ao longo desta semana."