Depois da contratação de uma empresa especializada (Rebelk) para o mapeamento das potencialidades do seu patrimônio natural, a Prefeitura de Mãe d’Água, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sequencia a mobilização com vistas a inserção do município no Mapa Turístico Nacional, centrando esforços na mobilização das comunidades que darão o suporte necessário a atração de visitantes que buscam o conhecimento e a exploração racional das belezas da Caatinga, a partir da fauna e flora, diversidade geológica, em consonância com o processo de evolução e foco na ecologia, particularidades do ecossistema que aguçam a curiosidade humana.
Dentro do processo de organização estrutural, a Vila Capoeira recebeu a visita do consultor Silvoneto Oliveira, representante da empresa ECOGEO que, juntamente com o Sebrae, trabalha na elaboração de uma Rota Turística Regional, inicialmente abrangendo quatro municípios: Mãe d’Água, São José do Bonfim, Teixeira e Matureia. A ideia de denominação, ainda em estudo, tem entre as propostas “Cantos e Contos da Serra”, contemplando a cultura local a partir do berço da cantoria (terra natal do poeta Romano), particularidades históricas, difusão dos cenários, artesanato, gastronomia, dentre outros.
Os encaminhamentos iniciais estão voltados à organização da comunidade Vila Capoeira, no âmbito da recepção e produção local, paralelo ao suporte do poder constituído, visto que se trata de uma política pública que direciona sua ótica aos acessos, pontos de apoio, formação de guias, surgimento de pousadas e restaurantes, dentre outras intervenções. Com base do perfil local, alguns pontos positivos já são identificados: a facilidade de acesso e infraestrutura: energia elétrica e internet de boa qualidade.
No contato do consultor com a secretária Rosana Leão, ficou acordada a definição de um seminário local, incluindo a participação de geólogos. Mãe d’Água possui várias trilhas, espaços propícios a camping, diversas cachoeiras, acervo de pinturas rupestres, cavernas, pontos de rapel e grande diversidade da gastronomia regional com quituteiras destacáveis, além da Associação de Artesanato composta por 16 artistas.
Assessoria