Policial Maus-Tratos
Polícia apreende 400 canários-da-terra transportados ilegalmente em ônibus no Sertão da Paraíba
As equipes receberam informações de que um passageiro havia saído de Brasília-DF em um ônibus de uma empresa de turismo com destino a Patos-PB, transportando ilegalmente os animais.
16/08/2025 20h06 Atualizada há 9 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Imagens: Divulgação/Polícia Ambiental

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Polícia Civil de Itaporanga-PB e a CPRv/BPTRan resultou na apreensão de 400 aves silvestres da espécie canário-da-terra na manhã deste sábado (16), na cidade de Boa Ventura, no Vale do Piancó.

De acordo com a Polícia, as equipes receberam informações de que um passageiro havia saído de Brasília-DF em um ônibus de uma empresa de turismo com destino a Patos-PB, transportando ilegalmente os animais. A partir das denúncias, os agentes montaram uma barreira para interceptar o veículo.

Na abordagem, as aves foram encontradas em condições irregulares, acondicionadas em espaços apertados, o que resultou na morte de alguns animais. O suspeito, identificado pelas iniciais J.A.F.C., foi detido e encaminhado à Delegacia de Itaporanga para os procedimentos cabíveis.

Após a ocorrência, a Polícia Ambiental (3ª CPAMB) foi acionada e a guarnição composta pelo Sargento Lisostenis, o Soldado Leonardo e o Soldado Joel, lavrou dois autos de infração, aplicando as seguintes multas:

Também foram emitidos dois termos, sendo:

O transporte ilegal de animais silvestres configura crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98), com previsão de multa e pena de detenção.

A Polícia informou que ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas na região para coibir o tráfico de animais silvestres, prática que causa desequilíbrio ambiental e sofrimento aos animais. 

Por Patos Online
Com informações da Polícia Ambiental