Cerca de 44,5% dos domicílios no estado da Paraíba não têm ligação com rede de esgoto, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (22).
O recorte feito pelo instituto é referente ao ano de 2024. Dentro desse perfil, os domicílios são divididos entre duas categorias que não têm acesso ao esgoto, conforme descritos abaixo.
Conforme o levantamento, 23,4% contavam com fossa séptica não ligada à rede, ou seja quando o esgoto do banheiro é direcionado a um ou mais tanques de material impermeável, sendo a parte líquida absorvida pelo próprio terreno ou lançada no terreno para ser absorvida por plantas.
Além disso, nos outros 21,1% dos domicílios paraibanos que não têm acesso ao esgoto, o escoamento acontece por outros tipos de escoadouro, como fossa rudimentar, vala, rio, lago ou mar.
O percentual observado na Paraíba está abaixo do registrado no Nordeste, de 48,9%. Mas acima do verificado pelo levantamento na média do Brasil, que é de 29,6%.
A pesquisa constatou um avanço em relação aos 55,5 % dos domicílios do estado que têm acesso ao esgoto. Em 2019, a indicador era de 50,1%.
Na divisão formal feita pelo IBGE sobre o tipo de esgoto em que esses domicílios estão ligados, o esgotamento acontecia por rede geral ou pluvial, em 48,5%. Ou por fossa séptica ligada à rede, com cerca de 7% das casas.
Fonte: g1 PB