Gerais Saneamento básico
Quase metade dos domicílios na Paraíba não têm ligação com rede de esgoto, revela IBGE
Percentual de domicílios que não têm ligação com rede de esgoto na Paraíba é inferior à média do Nordeste e superior a que foi registrada no Brasil.
24/08/2025 08h00 Atualizada há 5 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

Cerca de 44,5% dos domicílios no estado da Paraíba não têm ligação com rede de esgoto, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (22).

O recorte feito pelo instituto é referente ao ano de 2024. Dentro desse perfil, os domicílios são divididos entre duas categorias que não têm acesso ao esgoto, conforme descritos abaixo.

Conforme o levantamento, 23,4% contavam com fossa séptica não ligada à rede, ou seja quando o esgoto do banheiro é direcionado a um ou mais tanques de material impermeável, sendo a parte líquida absorvida pelo próprio terreno ou lançada no terreno para ser absorvida por plantas.

Além disso, nos outros 21,1% dos domicílios paraibanos que não têm acesso ao esgoto, o escoamento acontece por outros tipos de escoadouro, como fossa rudimentar, vala, rio, lago ou mar.

O percentual observado na Paraíba está abaixo do registrado no Nordeste, de 48,9%. Mas acima do verificado pelo levantamento na média do Brasil, que é de 29,6%.

Os domicílios com acesso ao esgoto na Paraíba

A pesquisa constatou um avanço em relação aos 55,5 % dos domicílios do estado que têm acesso ao esgoto. Em 2019, a indicador era de 50,1%.

Na divisão formal feita pelo IBGE sobre o tipo de esgoto em que esses domicílios estão ligados, o esgotamento acontecia por rede geral ou pluvial, em 48,5%. Ou por fossa séptica ligada à rede, com cerca de 7% das casas.

Fonte: g1 PB