Gerais Leishmaniose
Prefeitura de Patos realiza testagem de cães para leishmaniose no bairro Alto da Tubiba nesta quarta-feira, 27
A leishmaniose é uma doença que atinge os cães e também pode ser transmitida para os seres humanos através do mosquito flebotomíneo, que se desenvolve em ambientes com acúmulo de matéria orgânica.
26/08/2025 23h00
Por: Marcos Oliveira Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Canil Municipal e da Vigilância Ambiental, realiza nesta quarta-feira (27), das 8h às 11h30, uma ação de testagem de cães para leishmaniose visceral canina (conhecida como calazar), na Unidade Básica de Saúde Yoyo Laureano, no bairro Alto da Tubiba.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, a iniciativa é fundamental para a saúde dos animais e da população.

“É uma oportunidade para os tutores saberem a situação de saúde de seus cães. Caso algum animal seja diagnosticado com a patologia, nossa equipe vai orientar sobre o tratamento e as formas de prevenção. Teremos veterinários, agentes de combate às endemias e a equipe do Canil Municipal dando suporte durante toda a manhã”, destacou.

O coordenador lembra ainda que apenas adultos devem levar os cães para o local, já que os tutores precisam conter o animal no momento da coleta.

A leishmaniose é uma doença que atinge os cães e também pode ser transmitida para os seres humanos através do mosquito flebotomíneo, que se desenvolve em ambientes com acúmulo de matéria orgânica.

A Prefeitura de Patos reforça o convite a todos os moradores do Alto da Tubiba que possuam cães para comparecerem e participarem da ação.

Local: UBS Yoyo Laureano – Alto da Tubiba

Data: 27/08/2025

Horário: 8h às 11h30

Loading...


De Medeiros - Coordenador da Vigilância Sanitária (testagem para leishmaniose)

Secom – Prefeitura de Patos