Locais Nova ilumanação
Trecho da BR-361 entre os bairros Bivar Olinto e Itatiunga receberá iluminação em LED, confirma coordenador de iluminação pública
Atualmente, estão sendo realizadas as medições e o orçamento da quantidade de postes que serão utilizados. Os equipamentos serão instalados logo após a praça do Bivar Olinto, seguindo até o Itatiunga.
27/08/2025 14h30 Atualizada há 6 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

Após anos de reclamações da população e registros de acidentes, inclusive com mortes, o trecho da BR-361 entre o bairro Bivar Olinto e o Conjunto Residencial Itatiunga, em Patos, deverá receber iluminação em LED. A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo coordenador de Iluminação Pública do município, Célio Leitão.

Em contato com o Patos Online, Célio explicou que o prefeito Nabor Wanderley já havia solicitado, há cerca de dois meses, um estudo técnico sobre a viabilidade do projeto. Entretanto, segundo ele, havia entraves junto ao DNIT e à Energisa, que, por se tratar de uma rodovia federal, seriam os responsáveis pela execução.

Diante disso, o coordenador informou que a Prefeitura decidiu assumir com recursos próprios a instalação das luminárias em LED. Atualmente, estão sendo realizadas as medições e o orçamento da quantidade de postes que serão utilizados. Os equipamentos serão instalados logo após a praça do Bivar Olinto, seguindo até o Itatiunga, conforme destacou. 

Célio disse ainda que aguarda o retorno do prefeito Nabor Wanderley, que cumpriu agenda em Brasília nos últimos dias, para dar prosseguimento ao projeto.

Acidentes constantes

O trecho em questão tem sido motivo de preocupação da comunidade, especialmente pela falta de iluminação e pela presença de animais de grande porte na pista, o que aumenta os riscos para motoristas e motociclistas. Somente em agosto, duas pessoas perderam a vida em acidentes ocorridos no local, o útimo deles no domingo passado, dia 24.

Com a instalação da nova iluminação, a expectativa é de que a medida contribua para reduzir a insegurança e minimizar os riscos de novos acidentes.

Por Felipe Vilar - Patos Online