Um idoso de 85 anos que havia sido internado em estado grave após sofrer um ataque de abelhas na cidade de Queimadas, no Agreste da Paraíba, morreu nesta quinta-feira (28). A informação foi confirmada pelo Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde ele estava internado desde a quarta-feira (27).
De acordo com a equipe médica, a vítima chegou à unidade hospitalar em estado crítico, apresentando um quadro de choque anafilático, consequência da grande quantidade de picadas recebidas. O médico Henry Leite explicou que o paciente sofreu hipotensão severa em decorrência da alta carga de toxinas inoculadas pelo enxame e precisou ser encaminhado para a área vermelha do hospital. Infelizmente, ele não resistiu e faleceu por volta das 05h.
O especialista também reforçou os cuidados necessários em situações semelhantes. Segundo ele, a retirada incorreta dos ferrões pode agravar o quadro da vítima.
“Caso as pessoas que estejam em contato com o paciente não saibam fazer a remoção adequada desses ferrões, a recomendação é que o paciente seja levado o mais rápido possível para um ambiente de assistência médica. Assim conseguimos retirar os ferrões sem que haja maior inoculação da toxina”, orientou.
O caso gerou alerta para os riscos de ataques de abelhas, que podem ser fatais, especialmente em pessoas idosas ou com histórico de alergias.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB