O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atua desde as primeiras horas desta quinta-feira (28) no combate a um incêndio florestal de grandes proporções na região da Comunidade Campo Comprido, Zona Rural de Patos. As chamas começaram por volta das 3h da manhã nas proximidades do açude da localidade e exigiram mais de 12 horas de trabalho ininterrupto das guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM).
A operação envolveu equipes em viaturas leves, caminhonete, Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e apoio logístico. Inicialmente, a ocorrência foi coordenada pelo tenente BM Otaviano, com reforço de militares em formação (CFSD). Diante da gravidade e da expansão do fogo, o comando passou para o tenente-coronel BM Danilo Galvão, comandante do 4º BBM, que esteve no local liderando as equipes e a utilização dos recursos empregados.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por 4° Batalhão de Bombeiro Militar do CBMPB (@cbmpb.4bbm)
De acordo com o 3º Comando Regional do Bombeiro Militar, a ação integra a Operação Queimadas, que mobiliza guarnições em todo o estado para combater e prevenir incêndios florestais, principalmente neste período crítico de estiagem, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
Durante o trabalho de combate das equipes, um impressionante redemoinho se formou na área atingida pelo fogo, espalhando as partículas de fumaça e fuligem pelo ar. Veja o vídeo abaixo:
O Corpo de Bombeiros também reforçou orientações à população para reduzir os riscos de queimadas: não utilizar fogo para limpeza de terrenos, evitar jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, não acender fogueiras em áreas de vegetação e denunciar práticas ilegais pelo número 193.
Segundo a corporação, o trabalho seguiu até que o incêndio fosse controlado no início da noite desta quinta-feira (28). Além de causar grandes danos ao meio ambiente, as chamas oferecem risco à fauna, à flora e à saúde da população, já que a fumaça se espalha por diferentes áreas da cidade.
De acordo com o comandante do 4º BBM, tenente-coronel Danilo Galvão, em contato com o Patos Online, o incêndio apresentou características de ação criminosa, com múltiplos focos em pontos distintos, o que dificultou o combate. “Foi um fogo visivelmente criminoso, posto intencionalmente, e havia vários focos em locais separados. O combate foi bastante difícil porque a área era extensa, havia muito capim, muita vegetação seca também por causa da época do ano, e estava ventando bastante”, explicou o oficial.
Apesar do controle das chamas, um novo início de incêndio foi registrado no início da noite de quinta-feira, reforçando a suspeita de intencionalidade. “Estamos em contato com a Polícia Civil para apurar o que aconteceu e identificar os responsáveis por essa situação, que causou prejuízo social e ambiental. Muitas pessoas tiveram perdas em relação a pasto, e o impacto ambiental também foi significativo”, destacou o comandante.
Ouça mais detalhes abaixo:
Loading...
Por Felipe Vilar - Patos Online