Policial Operação Queimadas
Bombeiros combatem incêndio florestal por mais de 12 horas na Comunidade Campo Comprido, em Patos
As chamas começaram por volta das 3h da manhã nas proximidades do açude da localidade e exigiram mais de 12 horas de trabalho ininterrupto das guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM).
28/08/2025 22h00 Atualizada há 8 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atua desde as primeiras horas desta quinta-feira (28) no combate a um incêndio florestal de grandes proporções na região da Comunidade Campo Comprido, Zona Rural de Patos. As chamas começaram por volta das 3h da manhã nas proximidades do açude da localidade e exigiram mais de 12 horas de trabalho ininterrupto das guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM).

A operação envolveu equipes em viaturas leves, caminhonete, Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e apoio logístico. Inicialmente, a ocorrência foi coordenada pelo tenente BM Otaviano, com reforço de militares em formação (CFSD). Diante da gravidade e da expansão do fogo, o comando passou para o tenente-coronel BM Danilo Galvão, comandante do 4º BBM, que esteve no local liderando as equipes e a utilização dos recursos empregados.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 4° Batalhão de Bombeiro Militar do CBMPB (@cbmpb.4bbm)

De acordo com o 3º Comando Regional do Bombeiro Militar, a ação integra a Operação Queimadas, que mobiliza guarnições em todo o estado para combater e prevenir incêndios florestais, principalmente neste período crítico de estiagem, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por 3CRBM - Sertão - CBMPB (@cbmpb.3crbm)

Durante o trabalho de combate das equipes, um impressionante redemoinho se formou na área atingida pelo fogo, espalhando as partículas de fumaça e fuligem pelo ar. Veja o vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patos Online (@patosonline)

O Corpo de Bombeiros também reforçou orientações à população para reduzir os riscos de queimadas: não utilizar fogo para limpeza de terrenos, evitar jogar bitucas de cigarro às margens de rodovias, não acender fogueiras em áreas de vegetação e denunciar práticas ilegais pelo número 193.

Segundo a corporação, o trabalho seguiu até que o incêndio fosse controlado no início da noite desta quinta-feira (28). Além de causar grandes danos ao meio ambiente, as chamas oferecem risco à fauna, à flora e à saúde da população, já que a fumaça se espalha por diferentes áreas da cidade.

Por Felipe Vilar - Patos Online