Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no bairro Mutirão, em Patos, na noite desta quinta-feira (28), deixando a idosa Terezinha Inácio Pereira, de 68 anos, em estado grave. O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 4º BBM, foi acionado por volta das 23h45min para atender à ocorrência.
Ao chegar ao local, as guarnições da ABT-25 e da LABS-36 encontraram a vítima já retirada da casa por vizinhos e em atendimento inicial pelo SAMU (USB-02). Segundo relatos, um morador vizinho ouviu os gritos da idosa e conseguiu resgatá-la através de um muro lateral, evitando que fosse consumida pelas chamas.
Segundo informações repassadas pelo comandante do 4º BBM, TC Danilo Galvão, ao Patos Online, os bombeiros realizaram o desligamento da energia e arrombaram o imóvel para o combate direto ao incêndio, que já se alastrava pelos cômodos. Foram montadas duas linhas de ataque, seguidas pelo rescaldo do material. Também foi feito o resfriamento de uma edificação vizinha, evitando que o fogo se propagasse para outras casas.
A operação foi concluída por volta das 2h da madrugada, e a residência foi deixada sob responsabilidade de vizinhos, uma vez que não havia familiares presentes no local.
A idosa foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Complexo Hospitalar Regional de Patos.
Segundo atualização do hospital, ela permanece internada na área vermelha, em estado grave, entubada e respirando com ajuda de aparelhos. A vítima sofreu queimaduras de segundo grau em mais de 20% do corpo e será transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande para tratamento especializado.
De acordo com informações preliminares do Portal Polêmica Patos, o fogo teria começado quando a idosa acendeu um candeeiro para iluminar o quarto. As chamas atingiram roupas e, em questão de segundos, o fogo se espalhou devido ao acúmulo de tecidos, madeiras e objetos no interior da residência.
A cuidadora da vítima relatou ainda que, no último dia 22 de agosto, já havia ocorrido um princípio de incêndio na mesma residência, controlado pelos vizinhos. Terezinha mora sozinha e tem o hábito de utilizar candeeiros para clarear os cômodos à noite.
Por Patos Online