Gerais SAÚDE
Encontro promovido pelo Hospital Regional de Patos debate assistência nutricional para pacientes graves
O diretor-geral do CHRDJC, Francisco Guedes, destacou que o encontro é um marco para a região
29/08/2025 21h00 Atualizada há 4 horas
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: reprodução

Profissionais de saúde da Paraíba e de Pernambuco participaram, nesta sexta-feira (29), do I Encontro Integrado de Nutrição Hospitalar (ENHOSP), promovido pelo Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), unidade da rede estadual de saúde em Patos, em parceria com empresas apoiadoras. O evento reuniu 88 especialistas da área e discutiu estratégias de assistência nutricional para pacientes críticos e com necessidades específicas de alimentação.

A iniciativa está alinhada ao serviço Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) implantado pelo CHRDJC desde janeiro de 2024, que oferece uma abordagem diferenciada na dieta de pacientes internados em UTI, na Área Vermelha e em tratamento oncológico, com o objetivo de garantir planos alimentares personalizados, capazes de fortalecer o sistema imunológico, prevenir a desnutrição hospitalar e acelerar a recuperação.

O diretor-geral do CHRDJC, Francisco Guedes, destacou que o encontro é um marco para a região. “Esse evento passa a ser um divisor na nutrição das unidades da terceira macrorregião de saúde, tornando-as referência também na assistência nutricional. A iniciativa de implementar uma dieta direcionada em nossa unidade já trouxe resultados positivos e acredito que, a partir daqui, novas práticas surgirão para aprimorar ainda mais o cuidado com os pacientes”, afirmou.

Segundo o coordenador de Nutrição do hospital, Thiago Viana, o trabalho multiprofissional permite uma avaliação individualizada. “Cada paciente tem uma necessidade calórica específica, o que define a suplementação adequada e a via de administração – oral, por sonda ou parenteral. Isso torna as respostas mais assertivas e melhora o prognóstico”, explicou.

O presidente do Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN6), Rafael Azeredo, elogiou a iniciativa. “Vocês estão de parabéns por realizar um evento de altíssimo nível. Trazer ciência para o interior da Paraíba é um desafio, mas foi feito com êxito”, destacou. Para a nutricionista clínica Elaine Penha, de Patos, o encontro foi uma oportunidade única. “Foi a primeira vez que reunimos profissionais de diferentes unidades para integração e atualização em nutrição clínica, o que impactará diretamente no atendimento aos pacientes”, avaliou.

A programação do ENHOSP contou com palestras e debates sobre temas como suporte nutricional no pré e pós-operatório oncológico, prevenção de lesão por pressão, interação de fármacos e nutrientes em pacientes críticos, cuidados multidisciplinares na transição alimentar, entre outros. O evento foi encerrado com homenagens aos palestrantes.

Assessoria