Locais Setembro Amarelo
Patos abre oficialmente o Setembro Amarelo com foco no cuidado integral e valorização da vida
Este ano a campanha traz como tema “Conecte-se com quem cuida: like não é afeto e aposta não é saída”.
02/09/2025 01h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Secom - Prefeitura de Patos
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu oficialmente nesta segunda-feira (1º), no Auditório Master da UNIFIP, a campanha Setembro Amarelo 2025, que este ano traz como tema “Conecte-se com quem cuida: like não é afeto e aposta não é saída”.

A solenidade contou com a presença do secretário municipal de saúde, Leônidas Medeiros, do vice-prefeito Jacob Souto, do gerente da 6ª Regional de Saúde, Zeca, da coordenadora de Saúde Mental, Júlia Sulpino, além da psiquiatra Dra. Caliandra Vasconcelos e da psicóloga Rafaela Lima, responsáveis pela palestra magna “Cuidar da Vida é Compromisso de Todos”.

De acordo com o secretário Leônidas Medeiros, a campanha deste ano busca reforçar o acolhimento integral das pessoas, abordando também questões atuais como o vício em jogos e em redes sociais. “O serviço de saúde mental do município é porta aberta, pronto para acolher todos que necessitem de cuidado, desde quem enfrenta um luto ou tristeza profunda até casos mais graves”, destacou.

Loading...


Leônidas Medeiros - secretário de saúde (abertura do Setembro Amarelo)

Na palestra de abertura, a psiquiatra Dra. Caliandra Vasconcelos ressaltou a importância de enxergar o cuidado para além dos transtornos mentais diagnosticados. “Qualquer pessoa pode estar em sofrimento, mesmo sem demonstrar. Pequenos gestos como escuta, fala e acolhimento fazem diferença na valorização da vida”, afirmou.

Loading...


Dra. Caliandra Vasconcelos - psiquiatra (palestra de abertura do Setembro Amarelo

A coordenadora de Saúde Mental, Júlia Sulpino, destacou a programação que será desenvolvida ao longo do mês, com ações nas escolas, unidades de saúde, espaços de trabalho, supermercados e presídios, além do encerramento no dia 29, na Praça Getúlio Vargas, que contará com mural, depoimentos, serviços de saúde e apresentações culturais.

Loading...


Júlia Sulpino -  coordenadora de saúde (abertura do Setembro Amarelo)

Atualmente, a rede de saúde mental de Patos é composta por três CAPS (CAPS II Adulto, CAPS AD 24h e CAPS Infanto-Juvenil), o AMENT, além de equipes multiprofissionais na atenção básica, com três psiquiatras e 22 psicólogos.

Secom – Prefeitura de Patos