Política Eclipse
“Ninguém aguenta mais tirania de um ministro como Moraes”, diz Tarcísio em ato na Av. Paulista
Governador de São Paulo criticou atuação do magistrado do Supremo em manifestação neste domingo (7) e pediu pela devolução do passaporte do pastor Silas Malafaia
07/09/2025 20h00 Atualizada há 8 horas
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Foto: Silas Malafaia/Youtube

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou neste domingo (7) em manifestação na avenida Paulista que "ninguém aguenta mais" a "tirania" de um ministro como Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo nesse país. Eu faço um apelo... Devolvam o passaporte do Silas Malafaia. Devolvam o caderno de sermões do pastor Silas Malafaia. Não é justo tomar o caderno de sermões do sacerdote", disse Tarcísio ao discursar.

CNN tenta contato com o gabinete do ministro para comentar a declaração.

A fala do chefe do Executivo paulista acontece semanas após o magistrado do Supremo ordenar a apreensão do passaporte do pastor Silas Malafaia. O líder religioso foi alvo de de mandado de busca e apreensão no início da noite desta quarta, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em agosto deste ano.

Malafaia chegou a pedir a devolução do documento. Ainda nos atos deste 7 de setembro, que contou com críticas à atuação do STF e pedidos pela anistia aos condenados de 8 de janeiro de 2023, o pastor afirmou que Alexandre de Moraes impede o “livre exercício da sua função” e citou perseguição religiosa.

Ainda ao discursar em um trio elétrico na capital paulista junto a membros da direita brasileira como a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio também acrescentou que não será aceito a “imposição de um Poder sobre o outro”. 

O governador também enviou um recado direcionado para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, cobrando a pauta da anistia: "Hugo, paute a anistia. Deixe a casa decidir. E tenho certeza que ele vai fazer isso".

Como mostrou a CNN, o presidente da Casa Legislativa e Tarcísio se encontraram esta semana em Brasília para discutir o tema. À imprensa, Hugo Motta confirmou a articulação por parte do chefe do Executivo estadual, mas afirmou que não há definição sobre o anistia, que segue parado na Câmara. 

Fonte: CNN Brasil