Locais Sancionada
Prefeito Nabor Wanderley sanciona lei que torna a Festa da Galinha de Capoeira, realizada em Santa Gertrudes, patrimônio cultural imaterial de Patos
Após a aprovação, Galeguinho destacou a importância do reconhecimento do prefeito Nabor, transformando em Lei Municipal um projeto de sua autoria, que contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico e cultural de Santa Gertrudes e do município de Patos.
09/09/2025 13h04 Atualizada há 2 horas
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Foto: Reprodução

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, sancionou no último dia 2 de setembro a Lei nº 6.365/2025, fruto de um Projeto de Lei de autoria do vereador Galeguinho da Van (Republicanos), apresentado em agosto, que torna a Festa da Galinha de Capoeira, realizada no distrito de Santa Gertrudes, patrimônio cultural e imaterial do município de Patos.

A nova lei estabelece, em seu Artigo 2º, a responsabilidade do Poder Executivo quanto à adoção de medidas necessárias para a realização do evento, como forma de promover sua valorização e garantir apoio à sua continuidade.

“O Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura, adotará todas as medidas necessárias para o registro, preservação e valorização do Festival da Galinha de Capoeira, garantindo a valorização da nossa cultura no distrito de Santa Gertrudes”, diz o texto da lei.

Repercussão positiva

Após a aprovação, o vereador Galeguinho da Van destacou a importância do reconhecimento do prefeito Nabor Wanderley, que transformou em lei municipal um projeto de sua autoria e que contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico e cultural de Santa Gertrudes e de Patos.

“A nova lei é de fundamental importância, pois potencializa a Festa da Galinha de Capoeira no calendário oficial de eventos do município, que em 2025 chegou ao seu terceiro ano consecutivo”, finalizou.