A vereadora Fátima Bocão (Republicanos) utilizou seu tempo na tribuna da Câmara Municipal de Patos para apresentar uma solicitação ao prefeito do município, pedindo que determine aos setores competentes a realização de um estudo técnico e administrativo necessário para que a cidade adira ao projeto Banco Vermelho Gigante. A proposta é que o banco seja instalado em uma praça localizada no centro de Patos.
De acordo com a parlamentar, a iniciativa tem como objetivo promover ações de prevenção, conscientização e combate à violência contra a mulher, especialmente durante o Agosto Lilás, mês dedicado à campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica.
A vereadora destacou a importância da Lei Federal nº 14.942, de 31 de julho de 2024, que alterou a Lei nº 14.408/2022 para incluir expressamente o Projeto Banco Vermelho entre as ações de conscientização do Agosto Lilás.
Segundo Fátima Bocão, o Banco Vermelho Gigante funcionará como um instrumento de sensibilização social, trazendo frases educativas e informações sobre canais de denúncia, como o Ligue 180, fortalecendo as políticas públicas de proteção às mulheres.
“O Banco Vermelho, além do impacto visual, é um símbolo que se torna marco de sensibilização, incentivando denúncias e contribuindo para a proteção das mulheres em nosso município”, destacou a vereadora.
A proposta reforça o compromisso da Câmara Municipal em apoiar iniciativas que combatam o feminicídio e fortaleçam a rede de proteção às mulheres em Patos.