Locais Festa da Guia 2025
Festa de Nossa Senhora da Guia 2025 começa neste domingo em Patos e celebra 237 anos de tradição; confira a programação de abertura
A partir das 15h, a Paróquia São Pedro, no bairro Jatobá, recebe missa e o envio da imagem da padroeira. Em seguida, às 16h, tem início a tradicional carreata de abertura, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Guia pelas paróquias da cidade.
14/09/2025 07h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Foto: Divulgação/@nsdaguiapatos

Tem início neste domingo, dia 14 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos. Em 2025, a festividade chega à sua 237ª edição, reunindo fé, tradição e a expectativa de atrair milhares de fiéis e visitantes ao longo de dez dias de programação religiosa e cultural.

A abertura oficial começa logo cedo, às 6h, com a alvorada sonora e missa. Às 9h, haverá celebração na Catedral de Nossa Senhora da Guia e, ao meio-dia, nova alvorada. A partir das 15h, a Paróquia São Pedro, no bairro Jatobá, recebe missa e o envio da imagem da padroeira. Em seguida, às 16h, tem início a tradicional carreata de abertura, conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Guia pelas paróquias da cidade.

Na sequência, às 17h, ocorre a missa na Catedral, seguida de alvorada às 18h. Às 19h, acontece a bênção dos veículos, hasteamento da bandeira e bênção do Santíssimo. Encerrando o primeiro dia, o pavilhão central recebe, às 20h, show do trio Quentura do Forró, além da tradicional quermesse.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paróquia N. Sra. da Guia | Catedral Patos (@nsdaguiapatos)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Paróquia N. Sra. da Guia | Catedral Patos (@nsdaguiapatos)

A festa segue até o próximo dia 24 de setembro, com programação diária que inclui missas e novenas, refletindo sobre o ano jubilar e a temática “Maria, Mãe da Igreja Peregrina de Esperança”. No pavilhão, apresentações culturais e momentos de confraternização prometem envolver toda a população.

Reconhecida como uma das maiores expressões religiosas do Sertão paraibano, a Festa da Guia reforça a devoção mariana, movimenta a economia local e mantém viva a tradição que atravessa gerações, consolidando-se como um dos maiores eventos do calendário religioso do estado.

Por Patos Online