Política Nota de repúdio
Vereador Jônatas Kaiky apresenta moção de repúdio na Câmara de Patos contra fala xenofóbica de parlamentar de Joinville sobre nordestinos
Jônatas Kaiky destacou que a declaração atinge diretamente milhares de nordestinos que deixam suas cidades em busca de oportunidades de trabalho no Sul e contribuem para a economia nacional.
14/09/2025 08h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Assessoria
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Patos discutiu, na sessão desta quinta-feira (11), uma Moção de Repúdio apresentada pelo vereador Jônatas Kaiky (Republicanos) contra declarações e um projeto de lei de caráter xenofóbico propostos pelo vereador Mateus Batista (União Brasil), de Joinville, em Santa Catarina.

O parlamentar catarinense sugeriu a restrição da migração de pessoas das regiões Norte e Nordeste para o Sul do país, alegando que, caso contrário, “Santa Catarina vai virar um grande favelão”. A fala gerou forte reação em todo o Brasil e já foi alvo de notas de repúdio de outras câmaras municipais, assembleias legislativas e até mesmo de integrantes do próprio partido do vereador.

Durante seu pronunciamento na tribuna, Jônatas Kaiky destacou que a declaração atinge diretamente milhares de nordestinos que deixam suas cidades em busca de oportunidades de trabalho no Sul e contribuem para a economia nacional.

“Essa declaração não é apenas uma ofensa ao Nordeste. Ela é uma ofensa a cada trabalhador, a cada pai de família que sai daqui para buscar uma oportunidade lá no Sul e trazer o sustento para suas famílias. Nós não somos problema, nós somos força. Não somos ameaça, nós somos orgulho”, afirmou o vereador.

Na moção protocolada, Jônatas Kaiky ressaltou que o projeto do vereador catarinense fere a Constituição Federal, afronta o direito de locomoção e atinge valores como a dignidade da pessoa humana e o combate à discriminação. Ele também reforçou a relevância histórica, cultural e econômica do povo nordestino e nortista para o desenvolvimento do Brasil.

“Não aceitaremos retrocessos. O Brasil é um só povo, de muitas vozes, cores e origens. E nele, não há espaço para o preconceito”, destacou o documento apresentado pelo vereador patoense.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jonatas Kaiky (@jonataskaikyy)

A proposta de moção foi submetida à apreciação dos demais parlamentares e marca a posição da Casa Juvenal Lúcio de Sousa contra manifestações discriminatórias, reafirmando o compromisso do Legislativo de Patos com a igualdade, a justiça social e a luta contra qualquer forma de preconceito.

Por Patos Online
Com Assessoria